O FC Porto empatou, esta quinta-feira, com o Eintracht Frankfurt a dois golos, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, que se disputou no Estádio do Dragão. Quaresma (44’) e Varela (68’) marcaram para a equipa portuguesa mas o golo de Joselu (73’) e o auto-golo de Alex Sandro (78’) ditaram o empate, complicando as contas da eliminatória para o FC Porto que irá jogar num ambiente infernal na cidade alemã.
Após dois anos de ausência - a última vez foi em 2012 perante os ingleses do Manchester City -, o FC Porto voltou à Liga Europa para medir forças com os alemães do Eintracht Frankfurt, com a missão de lembrar aos adeptos que a formação da cidade Invicta tem tradição nesta prova, tendo vencido por duas (2003 e 2011).
Para este desafio, e face ao último "onze" utilizado em Barcelos para o campeonato português, o treinador Paulo Fonseca foi "obrigado" a fazer uma alteração. Abdoulaye não pode jogar esta época ao serviço do FC Porto nas competições europeias, por já ter vestido a camisola do Vitória de Guimarães, e por isso Maicon foi o seu substituto no eixo da defesa, ao lado de Mangala. Danilo e Alex Sandro mantêm-se intocáveis nos corredores. Quanto ao meio-campo (Fernando, Herrera e Josué) e ataque (Varela, Quaresma e Jackson) não houve alterações. Carlos Eduardo esteve a contas com uma lesão durante a semana e por isso começou a partida no banco de suplentes.
Os primeiros minutos na cidade do Porto mostraram um FC Porto mais atacante, com mais posse de bola, mas sem conseguir finalizar da melhor forma. Os azuis e brancos continuaram a mostrar algumas deficiências para desenrolar jogadas mais criativas perto da área do adversário, uma vez que os alemães até estiveram a convidar o FC Porto a atacar.
Nos minutos finais da primeira parte, e perante um futebol tão morno das duas equipas, o público no Estádio do Dragão virou a atenção para as bancadas onde estavam os cerca de cinco mil adeptos alemães, que iam fazendo a festa (e muita), parecendo até que estavam a jogar em casa, isto porque os adeptos portistas permaneciam calados e só se manifestavam com faltas ou golos falhados. No topo norte do Dragão assistiu-se, durante os 90 minutos, à celebração do futebol apaixonante dos alemães.
Perto do final da primeira parte, e para agitar o futebol no relvado, Ricardo Quaresma marcou um grande golo. O internacional português recuperou a bola junta da área alemã, entrou na área e rematou em arco para o fundo das redes da baliza de Trapp, que ficou com os pés colados ao chão. A bola ainda bateu no poste antes de entrar.
No segundo tempo, já com Carlos Eduardo em campo, os Dragões fizeram o segundo golo aos 68 minutos por intermédio de Silvestre Varela. Num livre cobrado para o interior da área por Quaresma, Mangala colocou a bola no outro poste, onde surgiu Maicon a assistir o extremo internacional português, que só teve de encostar.
Pouco depois de o FC Porto ter feito o 2-0, quando tudo parecia controlado, os alemães responderam logo com um golo de Joselu (73’) e, para infelicidade da equipa da casa, Alex Sandro (78’) marcou na própria baliza, empatando a partida e complicando as contas para a formação portuguesa na viagem a Frankfurt.
O FC Porto continua sem vencer em casa, esta época, nas competições europeias.
O vencedor desta eliminatória irá medir forças nos oitavos de final com o vencedor do encontro entre o Swansea e o Nápoles.