O antigo internacional português Luís Figo considerou esta sexta-feira que Benfica e FC Porto têm possibilidades de passar aos quartos de final da Liga Europa de futebol, eliminando respetivamente o Tottenham e o Nápoles.
O ex-jogador, que falava à margem de uma iniciativa da Fundação para incentivar jovens a prosseguirem os estudos universitários, elogiou ao conjunto italiano, próximo adversário do FC Porto.
"O Nápoles é uma equipa forte, que luta pelo título em Itália. Tem jogadores internacionais de muita qualidade, acho que toda a gente conhece o valor da equipa do Nápoles. E é um ambiente fantástico para quem tem oportunidade de jogar no estádio San Paolo", considerou Luís Figo, que jogou quatro épocas no campeonato italiano (Serie A), ao serviço do Inter de Milão.
Já sobre o adversário do Benfica, os londrinos do Tottenham Hotspur, Luís Figo refere apenas que o futebol britânico tem características diferentes do futebol latino.
"O Tottenham é outro estilo de futebol, mas está tudo em aberto e acho que tanto Benfica como FC Porto têm possibilidades de seguir em frente. Espero que seja assim", salientou o ex-jogador.
Questionado sobre o campeonato português, no qual à 20.ª jornada o Benfica lidera com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e sete sobre o FC Porto, Luís Figo classificou a liga deste ano como "competitiva".
"Há três equipas a lutar pelo título, o que é sempre bom para a competitividade e para as incertezas até ao final. O futebol é assim: cada ano há um que está melhor do que o outro e este ano não é diferente. Neste caso, o Benfica tem uma certa vantagem e os perseguidores têm de tentar diminuir essa vantagem para atingirem os seus objetivos", disse o antigo futebolista, que jogou cinco épocas no Sporting, durante as quais conquistou uma Taça de Portugal.
Sobre as possibilidades de o Sporting se sagrar campeão, Figo foi mais cauteloso.
"O Sporting é sempre candidato, depende depois do rendimento e dos resultados que possa ter durante o ano. Mas o Sporting, como uma das melhores equipas em Portugal, é sempre um dos firmes candidatos", disse apenas.
Luís Figo, que representou a seleção de Portugal em 127 ocasiões, recordou ainda Mário Coluna, no dia em que o antigo capitão da equipa das Quinas foi a enterrar em Maputo.
"Não tive a felicidade de privar com o Mário Coluna, mas obviamente é uma perda enorme, não só por aquilo que representou para o futebol português, mas também para a família [...]. É um dia de dor para todos aqueles que o conheceram", disse o ex-jogador, para quem Coluna "tem de ser recordado por tudo aquilo que fez para o futebol português e para o país".