O antigo futebolista Gabriel Mendes considera que a valia do Nápoles “não é nada a que o FC Porto não esteja habituado”, antevendo a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, na quinta-feira, no Estádio do Dragão.
O ex-lateral direito esteve presente na única vez (em duas mãos) em que as duas equipas se defrontaram em jogos oficiais em todo o seu historial: em outubro e novembro de 1974, na Taça UEFA, com os portistas a saírem derrotados por 1-0 nas duas partidas.
“O Nápoles é, como sempre foi, uma das grandes equipas do futebol italiano”, começou por dizer Gabriel, que esteve ligado aos “dragões” entre 1974 e 1983 (nove épocas), quando saiu para o Sporting (no qual fez mais quatro).
O ex-internacional português mantém, no entanto, boas expectativas em relação à eliminatória: “Deduzo que o Nápoles seja uma equipa difícil, com jogadores muito determinados no seu estádio. Mas isso não é nada a que o FC Porto não esteja habituado”.
Para Gabriel Mendes, o momento da equipa portista é importante, recordando que “o FC Porto não tem meio-termo, é de extremos: ou anda tudo eufórico com os resultados, ou todos muito nervosos e ansiosos quando as coisas não acontecem”.
“Acredito na qualidade dos jogadores, mas a intranquilidade faz com que não atinjam o seu nível. Mesmo com o Arouca, o FC Porto não deslumbrou muito”, assinalou o antigo lateral.
Sobre a troca de treinadores, com a entrada de Luís Castro para o lugar de Luís Castro, Gabriel Mendes diz que “o ambiente em redor da equipa não era nada favorável”, embora não tenha “qualquer coisa contra o anterior treinador”.
“Luís Castro vai pôr o seu cunho pessoal na equipa. Mas - e muito bem -, não fez grandes alterações apenas dois dias depois de ter pegado na equipa”, assinalou.
Para Gabriel Mendes, a “chicotada” que levou à saída de Paulo Fonseca teve razão de ser, pois, “nestas alturas, as opções recaem sempre no técnico”.
“É normal que apareçam instabilidades quando uma equipa como o FC Porto, habituada a estar no topo das competições onde entra, está em terceiro lugar [no campeonato] e com muitas dificuldades em conseguir o seu objetivo”, concluiu.
O FC Porto recebe o Nápoles, na quinta-feira, no Estádio do Dragão (18:00), em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.