O defesa central Ricardo Rocha, que presentemente se encontra sem clube, perspetiva um grande jogo entre o Tottenham e o Benfica, dois clubes que já representou e que se defrontam na quinta-feira para a Liga Europa de futebol.
Ricardo Rocha, que representou o Benfica de 2002 a 2007 e o Tottenham de 2007 a 2009, reconheceu que, “pela qualidade das equipas, as hipóteses para seguir em frente estão repartidas”, embora os “encarnados” possam “estar mais otimistas”.
“O Benfica está num grande momento de forma, lidera a Liga portuguesa com uma margem confortável para o segundo e terceiro, enquanto o Tottenham vem de um resultado negativo [4-0 com o Chelsea], com alguns erros defensivos graves”, reconheceu Ricardo Rocha.
O defesa central do Portsmouth recorda que o treinador do Tottenham, Tim Sherwood, que substituiu em dezembro de 2013 o português André Villas-Boas, pediu mais raça aos seus jogadores no final do jogo com o líder Chelsea, de José Mourinho, e espera uma boa resposta já frente ao Benfica.
“Esta [Liga Europa] é uma prova importante para os dois clubes”, defendeu Ricardo Rocha, que, embora reconheça qualidades ao Benfica para vencer a eliminatória, alertou para a necessidade de a formação “encarnada” redobrar os seus cuidados no primeiro jogo, já na quinta-feira, em Londres.
O Tottenham traçou como objetivo de início de época o “top-4” na Liga inglesa, algo que se afigura bastante difícil, até porque se encontra presentemente no quinto lugar, a 13 pontos do Chelsea, a quatro do Manchester City (quarto), menos dois jogos, e com cinco de vantagem sobre o Manchester United (sexto).
Ricardo Rocha acredita, por isso mesmo, que o Tottenham, face às dificuldades que terá em cumprir o objetivo a que se propôs no início da temporada, está a apostar forte na Liga Europa, não só em seguir em frente como em tentar vencer a prova.
Cruzando os posicionamentos nas tabelas dos respetivos campeonatos e os resultados recentes, mesmo atribuindo 50 por cento de hipóteses para cada um, Ricardo Rocha considera que o Benfica poderá estar mais otimista para esta eliminatória.
“O Benfica está a jogar bem e tem qualidade e equipa para passar esta eliminatória, mas tem que ter cuidado no primeiro jogo. Os clubes ingleses são, por tradição, muito fortes a jogar em casa, mas o Benfica tem ainda o segundo jogo para retificar algo que possa correr mal”, disse.
Ricardo Rocha, de 35 anos, internacional português por seis vezes, de 2002 a 2006, conta no seu currículo com um título de campeão nacional, em 2004/05, uma Taça de Portugal, em 2003/04, e uma Supertaça, em 2004/05, todos ao serviço do Benfica.