O ex-avançado do Benfica Nuno Gomes admitiu hoje o seu descontentamento por nunca ter conseguido chegar à final de uma competição europeia de futebol, embora realçando que o investimento feito recentemente facilita o percurso na Europa.

"Infelizmente, tenho essa mágoa de nunca ter participado numa final europeia com o Benfica", reconheceu o ex-jogador benfiquista, em declarações à Agência Lusa, recordando que integrou a equipa que foi eliminada pelo Sporting de Braga nas meias-finais da Liga Europa na época 2010-2011.

Nuno Gomes recordou, contudo, que "os tempos são outros e os investimentos nas equipas também".

"Sem desprimor para o nível das equipas em que eu joguei, esse nível aumentou claramente e essa presença nas finais é mais fácil conseguir agora", sustentou.

Além de considerar que o Benfica é "um forte candidato" à final da Liga Europa, Nuno Gomes gostaria que o outro finalista fosse a Fiorentina, o clube italiano em que alinhou entre 2000 e 2002.

Para que isso aconteça, o ex-avançado "encarnado" gostaria que a Fiorentina ultrapassasse a Juventues, num jogo que prevê "muito escaldante", atendendo à rivalidade entre as duas equipas.

Nuno Gomes manifestou também a esperança de que o FC Porto possa ultrapassar o Nápoles e seguir para os quartos de final da Liga Europa, apesar de considerar que a equipa napolitana "vai ser um osso duro de roer, porque vai encontrar um ambiente complicado em Itália".

"O FC Porto tem experiência suficiente para ultrapassar esse teste", sustentou.

E, se Benfica e FC Porto se cruzassem nos quartos de final da Liga Europa: "Seria bom para o espetáculo que o Benfica pudesse encontrar o FC Porto, medir forças e provar quem é melhor este ano".

Quanto ao campeonato, Nuno Gomes deu o favoritismo ao Benfica, mas recordou o "grande exemplo daquilo que foi a época passada", para concluir que "no futebol nada é consumado até matematicamente o ser".

No entanto, frisou que "os jogadores estão mais do que avisados de que têm de ganhar os próximos jogos".

"É normal com o aproximar do fim das competições haver uma sobrecarga. Este ano está a ser feita uma gestão desse esforço muito boa. O Benfica está a reforçar-se e bem, a forma dos jogadores faz-nos lembrar o mesmo periodo da época passada" e, além disso, "os jogadores novos que chegaram conseguiram adaptar-se à maneira de jogar da equipa", concluiu o ex-avançado do clube da Luz.