Os números dos Dragões frente a equipas italianas dizem que dificilmente a equipa de Luís Castro conseguirá seguir em frente na Liga Europa. Mas já houve vitórias e empates em Itália, que podem servir de motivação para a equipa eliminar o Nápoles.

Os tricampeões portugueses já defrontaram equipas italianas por 25 vezes nas provas da UEFA a nível de clubes. Somam sete vitórias, sete empates e onze derrotas, 20 golos marcados e 24 sofridos. Mas em Itália só ganhou em três ocasiões, duas delas ao AC Milan.

O primeiro duelo com transalpinos aconteceu em 1974/75, curiosamente contra o adversário desta quinta-feira. Os azuis-e-brancos foram eliminados com duas derrotas por 1-0, na Taça UEFA.

A primeira vitória fora chegou a 3 de outubro de 1979. Duda marcou o único golo do encontro, que ajudou o FC Porto a eliminar o AC Milan da Taça dos Campeões Europeus, depois de 0-0 nas Antas. A segunda vitória data de 2 de março de 1995. Nessa noite, a equipa de Bobby Robson eliminou a Sampdoria de Sven-Goran Eriksson da extinta Taça das Taças por 1-0, depois de 0-0 nas Antas. Yuran fez o tento dos Dragões.

Mas o triunfo mais saboroso chegou no ano seguinte, na Liga dos Campeões. António Oliveira comandou uma equipa que bateu o Milan de Arrigo Sacchi no Giuseppe Meazza por 3-2, numa noite de glória de Mário Jardel, autor de dois golos. Artur fez o outro tento dos Dragões.

Mas nem todas as visitas à Itália redundaram em derrotas ou vitórias. O FC Porto empatou 0-0 com a AS Roma na Taça das Taças em 1981/82 e 0-0 com a Lázio em 2002/2003, nas meias-finais da Taça EUFA depois de 4-1 nas Antas, competição que viria a ganhar esse ano frente ao Celtic. Baía defendeu um penálti de Claudio Lopez nessa noite. Mourinho era o treinador.

Mas há outro dado que não abona em favor da equipa de Luís Castro. O Nápoles já defrontou equipas portuguesas em novas ocasiões, tendo vencido quatro, empatado três e perdido apenas duas vezes. A última, na passada quinta-feira no Dragão.

Os napolitanos venceram 22 dos 38 jogos disputados em casa para a Taça UEFA/Liga Europa. Já os Dragões apenas venceram 15 dos 38 jogos fora na competição. Empataram sete e perderam 16, a última frente ao Manchester City por 4-0.

O jogo entre o Nápoles e o FC Porto está marcado para às 20h05 desta quinta-feira, no San Paolo.