Daúto Faquirá não tem dúvidas: Fabiano vai dar uma grande resposta e mostrar que podem contar com ele para a baliza do FC Porto. O atual treinador do 1.º de Agosto de Angola falou em exclusivo ao SAPO Desporto e elogiou o guarda-redes FC Porto, que foi seu pupilo no Olhanense, antes de se transferir para os Dragões.

"Fabiano tem condições ímpares para a posição de guarda-redes: é alto, esguio, rápido e ágil. Fez uma época fantástica no Olhanense e na altura tinha grandes clubes interessados nele. Não estranhei a sua ida para o FC Porto", começou por dizer Faquirá.

O técnico luso-moçambicano tem acompanhado de perto a Liga Portuguesa e lamenta que Fabiano tenha de chegar a titularidade devido ao infortúnio de Helton.

"Tenho mantido algum contacto com ele. É um jogador que estava tapado pelo Helton, uma situação complicada para qualquer jogador, mas ele manteve-se sempre motivado, o que atesta bem do seu caráter. É um rapaz determinado, ótimo profissional. Estava à espera da sua oportunidade, infelizmente o futebol tem disto, o azar de uns é uma oportunidade para outros.

Acredito que vai mostrar o seu valor", adiantou Faquirá, que já tinha ficado impressionado com a exibição de Fabiano na Taça da Liga frente ao Sporting.

Helton chegou a titularidade da baliza do FC Porto depois de destronar o mítico Vítor Baía, numa decisão que não agradou a muitos portistas. A verdade é que o brasileiro provou o seu valor e manteve-se dono da baliza do FC Porto por nove épocas seguidas. Com grave lesão contraída no jogo frente ao Sporting (rotura do tendão de Aquiles), o guarda-redes de 35 anos só deverá voltar aos relvados em dezembro. Altura em que, se calhar, já será difícil tirar Fabiano do posto. Daúto Faquirá acredita que o ex-guarda-redes tem tudo para estabelecer o seu reinado na baliza azul-e-branca.

"Tudo dependerá dele. Mas tem todas as condições para ocupar a baliza do FC Porto. Não para fazer esquecer Helton, que é um grande guarda-redes e merece todo o respeito. Mas não tenho dúvidas que tem o que é preciso manter-se durante anos na baliza do FC Porto. É guarda-redes para jogar ao mais alto nível durante vários anos", destacou.

Depois de Alvalade, a grande prova de fogo de Fabiano será esta quinta-feira frente ao Nápoles, na 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Os Dragões preparam-se para enfrentar uma equipa que está a fazer uma grande época e que no seu estádio, empurrado pelos fervorosos adeptos, costuma fazer grandes jogos. Fabiano não terá tarefa fácil frente a Higuaín, Callejon, Hamsik, Insigne, Pandeev, entre outros. O atual momento dos Dragões também não ajuda.

"É um jogo difícil. O Nápoles está a fazer um bom campeonato em Itália, a vantagem do FC Porto não é tão confortável e seria bom ir para o jogo com uma vantagem mais dilatada dado o equilíbrio entre as duas equipas. O FC Porto vem de um resultado negativo mas tem todas as condições para ir a Nápoles e sair dali com um bom resultado e passar a eliminatória. A equipa fez um bom jogo em Alvalade, teve uma boa prestação na 1.ª parte, com alto nível. É uma equipa com condições para fazer um bom jogo mas existe sempre uma imprevisibilidade enorme", disse o técnico ao SAPO Desporto.

O FC Porto defronta o Nápoles esta quinta-feira, em jogo da 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, marcado para às 20h05. No primeiro jogo a equipa de Luís Castro venceu por 1-0 no Dragão, com golo de Jackson Martinez.