O Benfica e o FC Porto conhecem hoje em Nyon, na Suíça, os adversários nos quartos de final da Liga Europa em futebol, sendo que também se podem defrontar, face a um sorteio sem condicionalismos.

A Juventus, que poderá ser anfitriã da final, marcada para 14 de maio, e está a caminho do “tri” em Itália, é o mais categorizado adversário que pode calhar aos clubes portugueses, em encontros marcados para 03 e 10 de abril.

Os espanhóis de Valência e Sevilha, os franceses do Lyon, os holandeses do AZ Alkmaar e os suíços Basileia são os outros possíveis oponentes de Benfica e FC Porto, que, nos “oitavos”, afastaram Tottenham e Nápoles, respetivamente.

Se as “bolas” ditarem um encontro entre “encarnados” e “azuis e brancos”, será o terceiro “duelo” luso nas taças europeias, depois do duplo confronto na edição 2010/2011 da Liga Europa.

Há três anos, três equipas lusas chegaram às meias-finais, fase em que o Benfica defrontou o Sporting de Braga, que afastou os “encarnados” (1-2 na Luz e 1-0 em casa) e defrontou o FC Porto na final, em Dublin, perdendo por 1-0 (golo de Falcao).

Até ao final da temporada, Benfica e FC Porto, que já se defrontaram uma vez (2-0 para o “onze” de Jorge Jesus, na Luz, para o campeonato), vão-se encontrar pelo menos mais três vezes, nas meias-finais da Taça de Portugal e na última ronda da I Liga, mas o total ainda pode ascender ao dobro.

Também em Lyon, realiza-se o sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões, com um elenco de grande luxo, na luta pela final marcada para o Estádio da Luz, em Lisboa, a 24 de maio.
Pela primeira vez desde 1997/98, nenhuma equipa fora dos principais cinco campeonatos europeus conseguiu chegar aos “quartos”, sendo que nem sequer o futebol italiano, em clara quebra, está representado.

A Espanha “reina”, com o FC Barcelona, de Lionel Messi, o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, e o Atlético de Madrid, de Tiago.

Nos quartos de final também estão dois clubes ingleses, o Chelsea, de José Mourinho, e o Manchester United, de Nani, dois alemães, o campeão europeu Bayern Munique e o “vice” Borussia Dortmund, e os “milionários” gauleses do Paris Saint-Germain.