A Liga Europa, segunda mais importante competição da UEFA, tem sido palco para as equipas portuguesas brilharem no Velho Continente.

Em cinco anos de existência - a Taça UEFA deixou de existir em 2008/09 passando a ser Liga Europa -, Portugal esteve sempre representado, pelo menos, nos quartos de final, conseguindo uma meia-final e duas finais.

Em 2009/10, o Benfica foi a equipa que chegou mais longe, tendo perdido nos 'quartos' com o Liverpool (3-5 no agregado das duas mãos). A prova foi ganha pelo Atlético de Madrid.

O ano seguinte foi o ano histórico. FC Porto, Sporting de Braga e Benfica chegaram às meias-finais e as duas primeira seguiram para a final de Dublin (os dragões bateram o Villarreal e os arsenalistas arredaram os encarnados), numa inédita final lusa. Um golo de Falcão bastou para o FC Porto de André Villas-Boas levar a taça.

Em 2011/12, antes do 'ano negro', o Sporting foi a equipa a conseguir chegar mais longe na prova, já que o FC Porto, caindo da Liga dos Campeões, não teve armas para o Manchester City, perdendo por 6-1 no cômputo das duas mãos. Ironia das ironias, os leões 'vingariam' os dragões, ao eliminar os citizens nos oitavos de final. O Sporting chegou às 'meias', mas perdeu para o Athletic de Bilbau, que perderia a final para o Atlético de Madrid, a única equipa a bisar no triunfo da prova.

Na época passada, a campanha avassaladora do Benfica levou-o à final em Amesterdão contra o Chelsea. Um golo de Ivanovic, aos 92 minutos, deitou por terra o sonho de voltar às conquistas europeias.