Estreia no duelo entre os lisboetas do Benfica e os holandeses do AZ Alkmaar nos quartos de final da Liga Europa, que nunca se defrontaram em confrontos oficias nas competições europeias.
Apesar de nunca ter medido forças com a equipa orientada por Dick Advocaat, o Benfica já enfrentou, por 21 ocasiões, emblemas holandeses, com um saldo de oito vitórias e outros tantos empates, tendo sido derrotado por cinco vezes num conjunto de jogos entre Liga dos Campeões, Taça UEFA/Liga Europa, e qualificação para provas europeias.
Do lado inverso, o AZ Alkmaar defrontou por cinco vezes equipas portuguesas, alcançando três triunfos, um empate e uma derrota. O Sporting de 2004/2005 foi o único emblema luso a vencer o AZ com golos de Douala e Pinilla.
O Paços de Ferreira e SC Braga também já defrontaram o adversário do Benfica para os quartos de final da edição 2013/2014 da Liga Europa.
O AZ Alkmaar é o atual sétimo classificado com 40 pontos em 28 jogos e conta com 12 derrotas e 12 vitórias. O Benfica é líder da I Liga, com 58 pontos em 23 jogos disputados.
Recorde-se que o Benfica chega a estes quartos de final da Liga Europa depois de ter eliminado os ingleses do Tottenham na fase anterior, enquanto o AZ Alkmaar derrotou os russos do Anzhi.
O Benfica joga primeiro em casa do AZ Alkmaar a 3 de Abril, com a segunda mão a realizar-se no dia 10, no Estádio da Luz.