Na véspera de defrontar o Sevilha para a Liga Europa, Luís Castro fez questão de voltar ao passado para lembrar o história e os títulos do FC Porto e referir que o clube não precisa de "salvar nada neste momento".
"O FC Porto, com o história que tem, com vários títulos, não tem que salvar nada neste momento. O clube está determinado nas competições que está inserido. Falar em salvar é demasiado forte para aquilo que é a história do FC Porto. Este jogo pode levar a uma conquista e todo o grupo quer ultrapassar até as meias finais e chegar a uma final europeia", disse, esta quarta-feira, o treinador do FC Porto na conferência de imprensa de antevisão à partida europeia.
"A Liga Europa é uma prova de grande visibilidade e traz muito prestigio. Estamos muito empenhados em conquistá-la, mas temos um Sevilha pela frente, sabendo que há uma segunda parte, com um percurso sinuoso para nós, e para as outras sete equipas", acrescentou.
O treinador do FC Porto, que falava depois do último treino antes do encontro, preferiu, como tem sido habitual, não atribuir favoritismo a nenhuma das equipas, falando mesmo em "atrevimento".
"Quando se chega a esta altura da prova, onde estão apenas oito equipas, os jogos vão ser muito equilibrados. Falar de favoritos é um atrevimento. Queremos vencer sem sofrer golos em casa, estamos esperançados num bom resultado. Em campo temos de provar aquilo que valemos. Nenhuma equipa vale individualmente, vale o contexto da equipa. Se o Sevilha ainda não conheceu o sabor da derrota a jogar fora é porque ela vale enquanto equipa. Se estivermos bem com os nossos princípios vamos conseguir um bom jogo, mesmo que a outra equipa esteja bem", referiu.
O FC Porto regressa à Liga Europa depois de uma derrota no campeonato português com o Nacional da Madeira.
"A irregularidade faz parte da nossa vida. Às vezes queremos que os nossos jogadores sejam máquinas. As equipas são formadas por jogadores que são humanos, tem emoções e vão sentindo aquilo que vai acontecendo. Nós, treinadores, tentamos fazer com que as equipas não oscilem. Gostávamos de treinar mais. Felizmente não podemos treinar, isso é sinal que estamos em provas", disse.
O FC Porto recebe o Sevilha dos portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras pelas 20h05 de quinta-feira, no Estádio do Dragão, em jogo referente à primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.