O favoritismo está do lado encarnado, já que o Benfica é superior ao AZ em todos os aspetos. Mas como no futebol tudo pode acontecer, será em campo que os pupilos de Jorge Jesus terão de provar a sua superioridade.
Com Enzo Pérez castigado e Fesja poupado, Jesus terá de mexer no miolo do terreno, devendo André Gomes fazer companhia a Rúben Amorim. Além do meio-campo, o técnico Encarnado deverá fazer algumas alterações na lateral defensiva mas também na frente. Sulejmani deverá ser titular, tal como Cardozo, a precisar de ritmo de jogo e golos.
Na antevisão do encontro, Dick Advocaat, treinador do AZ, atirou toda a responsabilidade para o Benfica, equipa que ainda está em quatro competições: Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa.
"Não temos hipóteses com o Benfica. Se passarmos será um grande feito. O Benfica foi finalista da Liga Europa na época passada e no campeonato português está muito à frente do FC Porto. Isso é revelador da força deles", sublinhou o holandês que comanda os homens de Alkmaar.
Jesus é que não vai em "cantigas" e tratou de alertar que este jogo na Holanda não será nada fácil.
"Se o Benfica eliminar o AZ também é um grande feito. Passa às meias-finais. Será sempre um grande feito. Também pensamos como o treinador do AZ", afirmou o treinador na conferência de imprensa de antevisão do encontro.
O percurso das duas equipas na Liga Europa é diferente. O Benfica ficou em terceiro no seu grupo da Liga dos Campeões, por isso foi repescado, já o AZ vem da fase de grupos da Liga Europa.
A formação de Alkmaar não perdeu ainda nesta prova, tendo vencido cinco e empatado outros cinco jogos até agora. Terminou com 12 pontos no grupo L, frutos de três vitórias e três empates. Afastou o Slovan Liberec da República Checa por 1-0 e 1-1 nos 16-avos-de-final  e o Anzhi da Rússia , com 1-0 em casa e 0-0 fora.
O percurso dos Encarnados na prova começou nos 16-avos-de-final com duas vitórias frente ao PAOK Salónica (1-0 fora em 3-0 em casa). Na última eliminatória o Benfica afastou o Tottenham, com 3-1 em Inglaterra e 2-2 na Luz.
Onze provável do Benfica: Artur; Maxi, Garay, Luisao e Sílvio; Rúben Amorim, André Gomes, Sulejmani, Gaitán, Rodrigo e Cardozo.
Onze provável do AZ Akmaar: Alvarado; Mattias Johansson, Jan Wuytens, Nick Viergever e Simon Poulsen; Celso Ortiz, Nemanja Gudelj, Viktor Elm e Roy Beerens; Steven Berghuis e Johan Gudmundsson.
O jogo está marcado para às 20h05 desta quinta-feira e terá arbitragem do norueguês Svein Oddvar Moen, de 35 anos.