O Benfica venceu esta quinta-feira o AZ Alkmaar por 2-0 e assegurou a passagem às meias-finais da Liga Europa. Rodrigo abriu o marcador aos 39 minutos e fechou o marcador aos 71 minutos, com ambos golos a terem assistência de Salvio.

No regresso à Europa, Jorge Jesus operou sete substituições no onze em relação à equipa que havia vencido o Rio Ave para o campeonato nacional no início da semana. Na baliza, Artur regressou à titularidade enquanto Sílvio apresentou-se no lado direito por castigo de Maxi Pereira com Siqueira no lado esquerdo. No meio-campo, o técnico encarnado apostou em André Gomes e Fejsa, que regressou de lesão. Na frente de ataque, Salvio , Sulejmani e Cardozo voltaram a ser titulares, com Rodrigo a manter presença no onze inicial.

E o jogo começou desde logo com uma contrariedade para Jorge Jesus quando aos 2 minutos Sílvio se lesionou com gravidade e obrigou o técnico encarnado a lançar André Almeida para o lugar do internacional português que saiu de maca muito queixoso.

Como seria de esperar, o Benfica entrou a pressionar o AZ Alkmaar na sua área. Os holandeses apresentaram-se na expectativa no Estádio da Luz e Cardozo foi o primeiro a colocar à prova Esteban Alvarado com um remate apenas aos 32 minutos. O “motor” de arranque encarnado parecia estar a custar a pegar, mas Salvio com uma “ligação direta” no corredor direito arrancou com prego no fundo para servir Rodrigo para o 1-0. O avançado espanhol só teve de encostar para a berma do golo e bater o guarda-redes da equipa holandesa.

No segundo tempo, o Benfica continuou a gerir a distância na eliminatória e a controlar o ritmo de jogo. O AZ Alkmaar pouco, ou nada, fez na primeira parte, e no início do segundo o cenário apresentava-se semelhante. À entrada dos 55 minutos a estatística era esclarecedora com 19 ataques para o Benfica e apenas 7 para o conjunto de Dick Advocaat que aos 60 minutos resolveu dar o ar da sua graça com uma jogada individual de Beerens, mas que terminou com um remate ao lado do poste direito.

Jorge Jesus resolveu mexer na equipa aos 64 minutos com a entrada de Enzo Pérez para a saída de Fejsa. O Benfica ganhou outro “músculo” no meio campo e já com Markovic em campo fez o 2-0 por Rodrigo, após mais um excelente cruzamento do inevitável Salvio.

A equipa do Benfica tinha o jogo e a eliminatória sob controlo, e ainda desperdiçou algumas oportunidades para dilatar a vantagem.

Com este resultado, a equipa de Jorge Jesus garantiu a passagem às meias-finais da Liga Europa com o tónico de ser a formação com mais golos, e mais vitórias, na prova desde a reformulação da Taça UEFA. Jorge Jesus igualou também Bela Guttman ao levar o conjunto da Luz por três ocasiões a uma meia-final europeia.