Tal como um bom vinho, que tanto aprecia e produz nas suas vinhas em Brescia, Andrea Pirlo parece apenas ficar melhor com a passagem do tempo. Aos 34 anos, o médio italiano é a grande estrela da Juventus que esta noite (20h05) mede forças com o Benfica por um lugar na final da Liga Europa.

Pelos seus pés – e pela sua mente – passa todo o jogo da ‘Vecchia Signora’, ofuscando a força de Pogba e Vidal, o oportunismo de Tevez e Llorente ou a segurança de Buffon. Conhecido como “Maestro” ou “O Arquiteto”, Pirlo destaca-se dos demais por passear a sua técnica numa zona do campo onde a força costuma ditar a lei. Com uma visão de jogo fantástica, livres teleguiados e uma capacidade de passe digna de Playstation – um dos seus ‘vícios’ -, o internacional italiano será, indubitavelmente, uma peça-chave nesta eliminatória.

Chegou à Juventus apenas em 2011, já com 32 anos, depois de uma década a vestir a camisola do rival AC Milan e de ter representado o Inter nos primórdios da carreira. A ‘Vecchia Signora’ fez renascer o entusiasmo do craque italiano, que caminha tranquilamente para o seu tricampeonato no clube de Turim e que elevará para cinco o número de ‘scudettos’ conquistados na sua carreira. Porém, Andrea Pirlo já venceu praticamente tudo: Ligas dos Campeões, Supertaça Europeia, Mundial de Clubes, Campeonato do Mundo, etc.

A sua influência no jogo dos ‘bianconeri’ reflete-se não só no que produz e no que faz os seus colegas produzir, mas também nas próprias preocupações que cria na equipa adversária a nível tático. O segredo para parar um dos maiores jogadores da sua geração pode significar o caminho para a queda da Juventus nesta eliminatória com o clube da Luz.

Nesta campanha na Liga Europa, Pirlo já assinou dois golos em seis encontros e soma um total de 127 jogos nas competições europeias.