Benfica e Juventus partilham uma história que começou a ser escrita há cerca de 46 anos, mas que só esta noite avança para o seu terceiro capítulo. Os encarnados foram apresentados à ‘Vecchia Signora’ em 1968 e poderá falar-se num amor à primeira vista para o clube da Luz.

Tudo foram rosas para o Benfica naquela meia-final da Taça dos Campeões Europeus de 1967/68. Liderados pelo mítico Eusébio, os encarnados venceram os dois jogos com autoridade e garantiram a final da competição, onde viriam posteriormente a cair no prolongamento com o Manchester United. Eram os tempos do ‘Pantera Negra’, de Mário Coluna, José Augusto, Simões ou Jaime Graça, todos titulares nessa eliminatória.

Voltando a essas duas partidas, o Benfica, de Otto Glória, recebeu a Juventus a 9 de maio de 1968 no Estádio da Luz e impôs-se com um triunfo por 2-0, no qual sobressaíram os golos de Torres e Eusébio, aos 63 e 69 minutos. Já no segundo jogo em Turim, o clube da Luz voltou a triunfar por 1-0, com mais um golo de Eusébio, deixando pelo caminho nomes históricos do emblema de Turim, como Anzolin, Bercellino, Salvadore, Sacco ou Leoncini e o treinador Heriberto Herrera.

Foi preciso esperar praticamente 25 anos para novo reencontro. Desta feita, em 1993, foi a Juventus a ‘partir o coração’ do Benfica, eliminando-o nos quartos de final da Taça UEFA que viria a conquistar nessa época.

Perante um Benfica orientado por Toni, a Juventus ainda alimentou a esperança encarnada na primeira mão, na qual um ‘bis’ de Vítor Paneira permitiu uma vantagem de 2-1 para a segunda mão a disputar em Turim. Porém, na ‘bella Itália’ o sonho europeu do Benfica foi desfeito de forma cruel e inequívoca, com um 3-0 assinado por Kohler, Dino Baggio e Ravanelli. Curiosamente, o atual treinador dos ‘bianconeri’, Antonio Conte, foi titular nesses dois jogos com os encarnados, numa formação treinada então pelo veterano Giovanni Trapattoni.

Assim, este terceiro reencontro marca uma espécie de ‘tira-teimas’ entre os dois históricos do Velho Continente. 21 anos depois da última eliminatória se verá quem sairá feliz desta história. E seja ele qual for, o cenário da final de Turim já está no horizonte de Benfica e Juventus.