O Benfica defronta esta quinta-feira a Juventus, em jogo da segunda-mão das meias-finais da Liga Europa. No primeiro jogo na Luz os Encarnados venceram por 2-1.

Este será um dos jogos mais importantes da excelente época que a equipa de Jorge Jesus está a fazer, já que poderá dar a segunda final consecutiva de uma grande prova europeia. Desde que a UEFA adotou o novo formado desta prova, nunca uma equipa esteve em duas finais seguidas.

Para o jogo desta noite no Estádio da Juventus, o Benfica terá de se apresentar na melhor forma possível, frente a um adversário temível, com jogadores de classe mundial, mas também com muitas lacunas, como se viu no primeiro jogo na Luz. Pede-se o Benfica da 1.ª parte que praticamente banalizou a Vecchia Signora e encostou a equipa de Conte "às cordas".

Para tal, Jorge Jesus já vai poder contar com Ruben Amorim mas também com Enzo Pérez. Os transalpinos tentaram que o influente argentino não fosse a jogo, ao apresentarem uma queixa na UEFA por suposta agressão a Chiellini mas o organismo do futebol europeu não lhes deu razão.

Jesus levou 23 jogadores para Turim, incluindo os regressados Gaitán e Salvio, o que lhe dá mais opções para as alas. Os Encarnados chegam a Turim na máxima força, depois de terem poupado mais de metade da equipa na Taça da Liga frente ao FC Porto e mesmo assim terem vencido. A nível psicológico a equipa não poderia estar melhor, moralizado também pela conquista do 33.º campeonato.

Na antevisão do encontro, Jesus prometeu uma equipa virada para o ataque, à procura do golo para também impor algum respeito à Juventus.

"Acreditamos que, para passar esta eliminatória, temos de fazer golos no campo do Juventus, mesmo estando em vantagem. E podemos pensar assim porque temos jogadores com muita qualidade ofensiva. A Juventus também tem noção disso”, afirmou o treinador do Benfica.

Antonio Conte, por seu lado, frisou que é importante para a Juventus eliminar o Benfica para poder disputar a final da Liga Europa em casa. O técnico italiano lembrou que a equipa não teme ninguém.

"Não conhecemos a palavra medo. Conheço respeito, mas medo não faz parte do nosso vocabulário. O próximo jogo é sempre o mais importante das nossas vidas. Este define o apuramento, por isso só temos um objetivo: vencer", frisou Conte.

Se o Benfica ultrapassar a Juventus, estará na sua 10.ª final europeia. O clube ostenta duas Taças/Liga dos Campeões no seu currículo.

O jogo está marcado para às 20h05.

- As nove finais europeias do Benfica:

1960/61   TCE       FC Barcelona, Esp             V 3-2
1961/62   TCE       Real Madrid, Esp              V 5-3
1962/63   TCE       AC Milan, Ita                 D 1-2
1964/65   TCE       Inter Milão, Ita              D 0-1
1967/68   TCE       Manchester United, Ing        D 1-4ap
1982/83   TU        Anderlecht, Bel               D 0-1, E 1-1
1987/88   TCE       PSV Eindhoven, Hol            E 0-0ap, 5-6gp
1989/90   TCE       AC Milan, Ita                 D 0-1
2012/13   LE        Chelsea, Ing                  D 0-1