As federações de futebol da Noruega, Suécia e Finlândia terão uma vaga adicional na primeira ronda de qualificação da Liga Europa, por serem as três melhores classificadas nos critérios de “Jogo Limpo” da UEFA, anunciou hoje o organismo.

A Noruega foi a primeira, o que aconteceu pela quarta vez nos últimos seis anos, seguida pela Suécia (primeira em 2013), numa tabela definida com base em todos os jogos dos clubes e das seleções nacionais nas competições da UEFA, desde 01 de maio de 2013 a 30 de abril de 2014.

A UEFA explicou que para avaliar o “jogo limpo” são tidas em conta as federações nacionais cujos emblemas tenham jogado um mínimo de 35 partidas, e que essa avaliação é feita pelos seus delegados oficiais, que, além do “fair play”, contabilizam o jogo positivo, o respeito pelo adversário e pelo árbitro, além da conduta dos seus adeptos e dirigentes, juntamente com os cartões amarelos e vermelhos.

O organismo que gere o futebol europeu sugere que, relativamente às vagas que liberta, as federações escolham os clubes que considere mais condizentes com os critérios associados às próprias vagas, o que pode até levar à disputa da Liga Europa uma equipa que tenha descido de divisão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.