O argentino Salvio é o jogador do atual plantel do Benfica com mais presenças em finais europeias, mas quarta-feira, em Turim, não poderá cumprir a quarta, face ao Sevilha, uma vez que está castigado.

Recordista de jogos na Liga Europa, com um total de 40 (não entram pré-eliminatórias), Salvio foi suplente utilizado pelo Atlético de Madrid nas vitórias de 2009/10 e 11/12 e, na época passada, jogou os 90 minutos no desaire do Benfica com o Chelsea.

Face ao Sevilha, o internacional argentino poderia cumprir uma quarta final da Liga Europa, mas um cartão amarelo aos 90+6 minutos, no jogo da segunda mão das meias-finais, com a Juventus, inviabiliza a sua participação na final de 2013/14.

Salvio não pode disputar a quarta final e poderá ser alcançado por dois brasileiros, o guarda-redes Artur e o avançado Lima, que podem cumprir a terceira em Turim, depois de terem perdido as duas primeiras, a de estreia pelo Sporting de Braga.

Em 2010/11, como “arsenalistas” foram ambos titulares no desaire por 1-0 face ao FC Porto, sendo que Lima foi substituído aos 66 minutos, exatamente o mesmo momento em que, em 2013, já como benfiquista, entrou para o lugar de Rodrigo.

Um ano volvido, as posições podem inverter-se, pois é provável que Lima surja como titular no ataque e que Artur, que cumpriu os 180 minutos das duas finais em que participou, seja suplente do “miúdo” esloveno Oblak.

Quanto aos restantes elementos do atual plantel, oito estiveram na final de Amesterdão, mas um não poderá repetir a experiência, o médio argentino Enzo Perez, expulso em Turim, no jogo que selou a 10.ª final europeia do Benfica.

André Almeida, Luisão, Gaitán, Cardozo, Garay, Rodrigo e Jardel, este último suplente utilizado, são os outros jogadores que defrontaram o Chelsea, vencedor já nos descontos (1-2), aos 90+3 minutos, com um golo do sérvio Ivanovic.