O árbitro alemão da final da Liga Europa de futebol entre Benfica e Sevilha, Felix Brych, considera que tem a experiência necessária para dirigir uma partida como esta e assegura que essa característica é "vital".

"A experiência é vital para um jogo como este – não o poderias fazer nas etapas iniciais da tua carreira. Tenho qualquer coisa como 50 jogos europeus, em toda a Europa. Tens de estar fisicamente em forma e ser forte mentalmente, mas a experiência é talvez o mais importante em jogos como este", disse Felix Brych, citado hoje pelo sítio oficial da UEFA.

Brych foi o quarto árbitro da final da Liga Europa no ano passado, na qual o Benfica perdeu por 2-1 com o Chelsea, e o alemão considera que a escolha para ser o número um da equipa de arbitragem no jogo decisivo deste ano é um passo lógico.

"Quando começamos a arbitrar, criamos novos objetivos a cada passo. Primeiro queremos ser um dos melhores árbitros da nossa região, depois queremos ir para a Bundesliga (campeonato alemão), depois árbitro FIFA. Uma vez árbitro da FIFA, começamos a pensar nas finais. No ano passado, fui o quarto árbitro da final e, claro, o próximo passo seria estar no meio", disse o árbitro de Munique.

Para Brych, de 38 anos, este "é o jogo mais importante" da sua carreira, que já leva duas décadas.

Apesar de nunca ter apitado no Juventus Stadium, Brych diz-se preparado para o ambiente da final, especialmente num recinto em que os adeptos parecerão estar muito perto do campo, por causa das bancadas com um ângulo muito inclinado.

"Esta é a minha primeira vez aqui, mas estádios como este são habituais na Alemanha, especialmente depois do Mundial (2006), por isso estou habituado a este modelo", disse o árbitro alemão.

A final da Liga Europa, entre Sevilha e Benfica, está agendada para as 19h45 (hora de Lisboa), no Juventus Stadium, Turim