Estudantes juntaram-se nos jardins da Associação Académica de Coimbra para ver a final da Liga Europa em futebol, com esperança de uma vitória benfiquista, saindo cabisbaixos e alguns sem vontade de festejar a Queima das Fitas.

Dez minutos após o fim da partida entre Sevilha e Benfica, grande parte dos estudantes que se concentraram nos jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC) já tinha abandonado o local.

O Benfica perdeu com o Sevilha a final da Liga Europa em futebol, ao cair por 4-2 no desempate por grandes penalidades, no Juventus Stadium, em Turim, na Itália.

O silêncio reinou no final do jogo, entre estudantes, que ou vestiam o traje académico ou envergavam camisolas ou cachecóis encarnados. Num ambiente de desilusão, ouvia-se uma ou outra buzina de carros que passavam perto da Praça da República e cânticos do Benfica sem grande resposta.

André Pais, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, afirmou que a derrota do Benfica na final da Liga Europa foi "uma grande desilusão" e que a equipa foi "vítima do azar".

"Tínhamos todas as condições para ganhar. Merecíamos a vitória", disse Nuno Sacarrão, estudante universitário, que afirmou ser "impensável" ir hoje até à Praça da Canção, onde decorrem as noites de concertos da Queima das Fitas de Coimbra até sexta-feira.

Já Diana, estudante de Direito, referiu que "futebol é futebol e Queima é Queima" e, apesar da frustração, vai até à Praça da Canção.

Outros estudantes rejeitaram dar declarações à agência Lusa. "É demasiada emoção para se estar a falar", admitiu um. "Hoje não há Queima", disse outro, antes de abandonar o espaço da Associação Académica.