O Rio Ave recebe esta noite, às 20h00 Gotemburgo da Suécia, em encontro da 2.ª mão da terceira pré-eliminatória de acesso á Liga Europa. Os vila-condenses venceram na semana passada, fora, por 1-0, pelo que tem o caminho aberto para a derradeira etapa, antes da fase de grupos.

A formação de Pedro Martins deu, no primeiro jogo, uma demonstração de superioridade, querer e ambição, coroados com uma excelente exibição fora de portas, que só não foi melhor devido ao desacerto na finalização. O Rio Ave criou várias oportunidades mas apenas o egípcio Hassan descobriu o caminho do golo.

Numa eliminatória que se adivinhava difícil, o Rio Ave mostrou que os jogos ganham-se em campo e que o poder financeiro não "entra" nos relvados. O Gotemburgo tem um orçamento de 20 milhões de euros, o Rio Ave apenas quatro. Além do dinheiro, os suecos tem nove internacionais no plantel, mais história e mais experiência na Europa. O Gotemburgo conta 18 títulos de campeão da Suécia, duas conquistas da Taça UEFA mas em campo o talento dos vila-condenses sobrepôs-se a isso tudo. Este será apenas o terceiro encontro europeu da formação lusa.

Pedro Martins convocou 20 jogadores, os 19 que foram a Suécia há uma semana mais o jovem Nélson Monte. De foram ficaram Carlos Alves, Abalo, Ernest, Nuno Lopes e Jony além dos reforços Bressan, Zeegelaar e Jebor. O técnico disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo que a equipa ia jogar ao ataque, apesar da vantagem da primeira-mão mas alertou que é preciso manter a concentração porque o adversário tem muito valor.

O encontro entre o Rio Ave e o Gotemburgo está marcado para às 20h00 e será arbitrado pelo italiano Paolo Valeri. São esperados perto de quatro mil e 500 adeptos no estádio, 1500 deles do Gotemburgo.