No caminho para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, o Rio Ave volta a apanhar uma equipa sueca, o Elfsborg, enquanto o Nacional enfrenta um "histórico" do futebol soviético, os bielorrussos do Dínamo de Minsk.

O Rio Ave, que na 3.ª pré-eliminatória afastou o IFK Gotemburgo (vitória por 1-0 na Suécia e empate a zero em casa), foi emparelhado com a segunda equipa sueca na Liga Europa, o Elfsborg, um adversário teoricamente menos poderoso.

Sexto classificado na liga sueca na época passada, o Elfsborg acedeu às pré-eliminatórias da Liga Europa ao vencer a Taça da Suécia 2013/14 e chegou ao "play-off" ao eliminar com dificuldade o Inter Baku (Azerbaijão), nas grandes penalidades, e os islandeses do Hafnafjordur (5-3 nas duas mãos).

Um histórico do futebol sueco (seis vezes campeão, a última delas em 2012), o Elfsborg tem uma vantagem competitiva sobre o Rio Ave: enquanto os vila-condenses estão a começar a época, os suecos têm já 18 jornadas do campeonato sueco nas pernas (seguem em quarto, a nove pontos do primeiro).

Por outro lado, no confronto direto com equipas portuguesas, o Elfsborg já sabe o que é ganhar, uma vez que em 2009 eliminou o Sporting de Braga na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, e com duas vitórias: 2-0 na Suécia e 2-1 na "Pedreira" de Braga.

Apesar de não contar com nomes sonantes no plantel (composto quase exclusivamente por suecos, à exceção de quatro jogadores), o Elfsborg tem bastante mais experiência nas competições europeias do que Rio Ave, tendo disputado a fase de grupos no ano passado (uma vitória, um empate e quatro derrotas no Grupo C).

Já o Nacional vai enfrentar um "histórico" do futebol soviético, o Dínamo de Minsk. Campeão bielorrusso em seis ocasiões (a última das quais em 2004), o Dínamo foi suplantado domesticamente e na cena internacional pelo BATE Borisov (campeão nos últimos oito anos consecutivos).

No entanto, na liga bielorrussa deste ano é o Dínamo quem segue em primeiro (com três pontos de vantagem sobre o BATE à 20.ª jornada).

Na Liga Europa deste ano, o Dínamo Minsk afastou o MYPA, da Finlândia, e o Cluj, da Roménia (ambos com 3-0 nas duas mãos), enquanto no confronto histórico com equipas portuguesas, o clube da capital bielorrussa também deixou marca. Em 1984, o Dínamo tornou-se na primeira equipa da antiga URSS a afastar uma equipa portuguesa da então Taça UEFA, no caso o Sporting (derrota por 2-0 em Lisboa e vitória por 2-0 em casa, passando nos penaltis).

Os jogos dos "play-offs" de acesso à Liga Europa estão marcados para 21 e 28 de agosto, com as duas equipas portuguesas a jogarem fora a primeira mão.