O Rio Ave saiu derrotado da visita ao terreno do Elfsborg por 2-1, em jogo referente à primeira mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Prodell e Mobaeck marcaram para os anfitriões, com Marcelo a marcar o golo dos vila-condenses.

A equipa sueca entrou bem no jogo, com a equipa de Vila do Conde a demonstrar dificuldades na adaptação ao relvado sintético da Arena de Boras, e chegou ao golo logo aos 27 minutos. Claesson passou por 4 jogadores do Rio Ave e entregou a Larsson, que assistiu Viktor Prodell. O avançado sueco atirou sem hipóteses para Cássio.

O segundo golo surgiu apenas 11 minutos depois, com Mobaeck a concluir da melhor forma um pontapé de canto de Larsson. Cássio ainda tentou desviar, mas não chegou à bola.

Os comandados de Pedro Martins foram para o intervalo em clara desvantagem, com a equipa da casa a demonstrar total domínio. No segundo tempo, o Rio Ave conseguiu relançar a eliminatória contra a corrente do jogo. Foi através de um cabeceamento de Marcelo, que bateu Stuhr-Ellegaard após assistência de Tarantini, quando o relógio marcava 64 minutos.

Aos 82', os vila-condenses ainda ficaram muito perto de passar para a frente no "play-off". Hassan, que tinha acabado de entrar, ficou isolado e tentou um chapéu de belo efeito. A bola tocou no poste e não atravessou a linha de golo por muito pouco. Destaque ainda para a saída de Prince, que abandonou o campo em dificuldades físicas já nos descontos.

Mesmo em desvantagem na eliminatória, o golo marcado por terras suecas dá aos vila-condenses razões para continuar a sonhar com mais um momento histórico nas competições europeias. Basta uma vitória por 1-0 no Estádio dos Arcos, no próximo dia 28, para conquistar a presença na fase de grupos da Liga Europa.