Depois da derrota na Bielorrússia, o Nacional recebeu e perdeu esta quinta-feira com o Dinamo Minsk por 3-2. Os homens comandados por Manuel Machado adiantaram-se no marcador com um penálti cobrado por Marco Matias, mas dois golos de rajada dos visitantes (Udoji, 33’ e Simovic 40’), na sequência de duas bolas paradas, complicaram a missão dos madeirenses.

Na segunda parte, Ali Ghazal empatou o jogo e, apesar de dominar, o Nacional acabou por sofrer terceiro golo numa jogada bem construída e melhor finalizada por Udoji.

Em relação à primeira volta, os bielorrussos retiraram um avançado (Hernán Figueredo) e reforçaram meio-campo com um jogador de características mais defensivas (Simovic). Do lado da formação portuguesa, Mario Rondón e Marco Matias eram os homens mais adiantados, sempre apoiados pelo egípcio Gomaa e por João Aurélio. A grande surpresa dos madeirenses foi mesmo a titularidade do jovem médio colombiano Ayala em detrimento do avançado coreano Suk, numa tentativa de Manuel Machado de vencer o meio-campo.

Perante 4127 pessoas presentes no estádio, os madeirenses entraram bem no jogo, com um ritmo elevado e com muita vontade de marcar cedo, contra um Dinamo de Minsk muito recuado e bem organizado defensivamente, a tentava (e a conseguir) fechar todos os espaços junto da sua baliza. Os “alvinegros” demonstravam bons pormenores, mas o conjunto visitante partia para o contra-ataque de forma rápida e convincente, pelos corredores laterais, tentando variar o flanco várias vezes, embora revelasse pouco acerto na hora de finalizar.

Aos 32 minutos Udodji aproveitou um livre lateral para cabecear para o empate. E aos 40 foi Simovic a aproveitar nova bola parada para desviar de cabeça para o 2-1, deixando o Nacional praticamente fora da Liga Europa.

Na segunda parte, Suk entra para o lugar de Ayala e os nacionalistas empatam logo aos 53’, por Ali Ghazal. Contudo, se o candidato ao título bielorrusso começou o jogo em passo lento, na segunda parte praticamente jogava parado, sem muito para contar. Aos 63’, com o Nacional a dominar e com mais bola, Udoji faz o segundo na conta pessoal e o terceiro do Dinamo Minsk, num cabeceamento imparável após cruzamento bem medido proveniente da direita.

Depois de ter eliminado o Sporting (1984/85), na já extinta Taça UEFA, o Dinamo Minsk volta a deixar uma equipa portuguesa fora das competições europeias.

O Nacional impôs o seu jogo, mas não soube controlar os momentos da partida, estancar perigo das bolas paradas nem ser consistente na defesa. Confirmou-se o histórico: sempre que o nacional perde a primeira mão fora de casa, acaba por sair derrotado também na segunda volta. Esta sexta-feira realiza-se o sorteio da fase de grupos da Liga Europa.