O Estoril-Praia e o estreante Rio Ave são os representantes lusos na fase de grupos da sexta edição da Liga Europa de futebol, prova que o FC Porto já arrebatou e cujo "ranking" é liderado pelo Benfica. As duas equipas entram em campo na quinta-feira, frente a PSV e Dínamo Kiev, respetivamente.

Criada em 2009/10, para suceder à Taça UEFA, a segunda competição de clubes da UEFA tem sido marcada por grandes prestações dos emblemas lusos, com destaque para a época 2010/11, que teve uma final 100% portuguesa, conquistada em Dublin pelo FC Porto, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0.

Por seu lado, o Benfica esteve nas duas últimas finais, perdidas face a Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14), e é o primeiro do "ranking" da prova, com mais pontos (58, a dois por triunfo), mais vitórias (25) e mais golos marcados (68).

Com as mesmas quatro participações dos "encarnados", que chegaram sempre aos quartos-de-final, o Sporting é o quinto do "ranking" da Liga Europa, enquanto o FC Porto, com três presenças, segue na 12ª posição.

Excetuando os três "grandes" e o Sporting de Braga, que, além da final de 2010/11, chegou aos 16-avos em 2011/12, nenhuma das outras seis equipas lusas logrou, no entanto, ultrapassar a fase de grupos da competição.

O Nacional (2009/10), o Marítimo e a Académica (2012/13) e o Vitória de Guimarães, o Estoril-Praia e o Paços de Ferreira (2013/14) ficaram-se pela fase grupos, sendo que, em conjunto, somaram apenas quatro vitórias, em 36 jogos.

O desafio do Estoril-Praia, na segunda presença consecutiva, e do Rio Ave, que cumpre a primeira época nas taças europeias, é, assim, quebrar este registo, sendo que os "canarinhos" ainda perseguem o primeiro triunfo.

Apesar de só começar com dois clubes, Portugal pode vir a ter mais três nos 16-avos-de-final, se Benfica, Sporting e FC Porto “tombarem” da Liga dos Campeões, o que acontecerá se ficarem no terceiro posto dos respetivos grupos.

Nas duas últimas temporadas, os "encarnados" também começaram na "Champions" e depois acabaram na final da Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.