Não está fácil a vida dos comandados de Pedro Martins na fase de grupos da Liga Europa, prova que o Rio Ave disputa pela primeira vez na sua história. Depois de duas derrotas frente a Dínamo de Kiev e Aalborg, os vila-condenses saíram derrotados na visita ao terreno do Steaua por 2-1, mesmo tendo deixado uma bela imagem em Bucareste.

A precisar urgentemente de pontos, o Rio Ave entrou bem na partida e criou muito perigo logo nos primeiros quinze minutos de jogo. Aos seis minutos, Diego Lopes obrigou Arlauskis a uma defesa difícil. Três minutos depois, Esmael recebeu a bola no peito e atirou à meia-volta, mas falhou o alvo.

A equipa da casa chegou ao golo contra a corrente do jogo, com um cruzamento de Latovlevici na esquerda e Rusescu a cabecear para o fundo da baliza de Cássio. O relógio marcava 17 minutos e tudo ficava já muito complicado para a equipa portuguesa, última do grupo J.

O mesmo Rusescu, ex-jogador do Sporting de Braga, viria a dilatar a vantagem nos últimos momentos do primeiro tempo com um golo de belo efeito de fora da área vila-condense.

O Rio Ave chegava ao intervalo em clara desvantagem, apesar do bom futebol demonstrado em Bucareste. Ainda assim, os pupilos de Pedro Martins seriam recompensados pelo esforço aos 48 minutos de jogo, com uma "bomba" do venezuelano Del Valle ao canto superior esquerdo a não dar quaisquer hipóteses a Arlauskis.

A equipa de Vila do Conde ainda acreditou numa reviravolta e lutou até ao final, tendo criado muito perigo aos 55 minutos, novamente por Del Valle. O venezuelano não conseguiu bater o guarda-redes do Steaua. Dois minutos depois foi a vez de Ukra atirar ao lado.

Tanase (73') e Sanmartean (78') ameaçaram aumentar a vantagem da equipa romena, mas uma defesa de Cássio e um remate ao lado mantiveram a vantagem mínima. No último minuto dos "descontos", os anfitriões ainda tiveram tempo para atirar a bola aos dois postes da baliza vila-condense.

Mesmo sendo superior durante boa parte do segundo tempo, o Rio Ave não conseguiu evitar o triunfo de uma equipa com outra "rodagem" europeia. Fica para a história o belíssimo golo de Del Valle, o primeiro dos vila-condenses na fase de grupos da Liga Europa, e uma grande exibição do médio Alhassan Wakaso.

No outro jogo do grupo J, o Aalborg derrotou o Dínamo de Kiev por 3-0, somando agora seis pontos, tal como Dínamo e Steaua. O Rio Ave está no último lugar do grupo, sem qualquer ponto conquistado, e precisa de algo parecido com um milagre para continuar em prova depois da fase de grupos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.