O Rio Ave empatou em casa com o Steaua de Bucareste a dois golos e disse adeus à próxima fase da Liga Europa. Os vila-condenses estiveram a vencer até ao último minuto de compensação, altura em que Filip bateu o guarda-redes do Rio.

Em jogo da quarta jornada da Liga Europa, no Estádio dos Arcos, os vila-condeenses entraram com um único objetivo: vencer. A partida acabou empatada (2-2), com golos de Diego Lopes (35’ e 77’) para a turma de Pedro Martins e Keseru (61’) e Filip (94’) para os visitantes. Este resultado impede os vila-condenses, últimos do grupo J.

A formação treinada por Pedro Martins não somou qualquer ponto nas últimas três jornadas e apresentou um onze com apenas uma alteração (Ederson substituiu Cássio na baliza) em relação ao último encontro para o campeonato diante do Benfica e estava obrigada a somar a primeira vitória de sempre numa fase de grupos da Liga Europa.

Na formação romena, a grande baixa era Rucescu (lesionado), que havia marcado dois golos aos nortenhos na jornada anterior. A partida também assinalou o regresso a Portugal do cabo-verdiano Fernando Varela (passou por Estoril, Trofense e Feirense).

No primeiro remate do jogo à baliza (35! minutos), Diego Lopes marcou, na sequência de um livre cobrado de forma exímia por Ukra. O jogo estava foi bem disputado de parte a parte, com a duas equipas a lutarem muito pela posse de bola no meio-campo, tentando depois chegar à área do adversário. Apesar da intensa luta, as verdadeiras oportunidades de golo iam escasseando.

Enquanto o Steaua foi formação mais rematadora no primeiro tempo (quatro remates, nenhum deles enquadrado com a baliza), os papéis inverteram-se no período complementar com Ukra a ser protagonista. Contra a corrente do jogo, Keseru fez o empate com uma grande finalização à meia-volta, depois de uma bola em que Tiago Pinto podia ter feito melhor. Golaço do jogador romeno, num bom pormenor técnico.

Mas aos 77’, Diego Lopes repôs a vantagem, fazendo o segundo da sua conta pessoal e da equipa, na conversão de um penálti cometido sobre Tarantini.

Até o final o Steaua forçou o empate, com o Rio Ave a tentar "matar" o jogo em contra-ataque. Os vila-condeses acabariam por ser penalizados com um golo tardio, quando nada o previa. O relógio contava 94 minutos quando Filip aproveitou um ressaltona área para destruir o sonho do Rio Ave de seguir em frente.

Na próxima jornada, o Rio Ave desloca-se a Kiev para medir forças com Dínamo de Kiev (1.º) e o Aalborg (2.º) recebe o conjunto de Bucareste. Ambos os jogos serão disputados a 27 de novembro.