Sem nada a ganhar e com ainda menos a perder, o Rio Ave recebeu o Aalborg no Estádio dos Arcos com a vontade de conquistar a primeira vitória da sua história numa fase de grupos da Liga Europa. A formação portuguesa acabou por vencer a partida da sexta e última jornada com dois golos de Del Valle (59’ e 79’).

A honra e a vontade de ganhar parecem ter sido suficientes para uma formação que se apresentava com várias alterações em relação à formação habitualmente escolhida por Pedro Martins. Já a equopa dinamarquesa ainda podia chegar ao segundo lugar no grupo J e carimbar a passagem à fase seguinte da prova.

O Rio Ave foi a melhor equipa em toda a partida, como uma grande oportunidade a remate de Bressan após boa combinação dos homens do meio-campo. Mas a guardião dinamarquês, Larsen, impediu o primeiro golo da partida com uma grande estirada logo aos 8 minutos. Aos 16’, Hassan tem nos pés a grande oportunidade do primeiro tempo para a equipa da casa, mas acertou no poste, direito na sequência de um canto.

O Aalborg não quis ficar atrás e Enevoldsen esteve muito perto de marcar. Tiago Pinto tirou a bola em cima da linha de golo depois de esta já ter passado por Cássio. O jogo ia sendo muito dividido no centro do terreno e mesmo a fechar o primeiro tempo foi Boateng a cabecear para nova intervenção do guarda-redes dinamarquês, após um cruzamento milimétrico de Tiago Pinto para o segundo poste.

Os vila-condenses regressaram dos balneários com a mesma disposição e, embora tenham passado por alguns momentos de maior pressão, foi Del Valle quem abriu o marcador com um grande remate cruzado junto à linha lateral da grande área. Larsen bem se esticou mas a bola ia com força e colocada ao segundo poste, tendo passado por cima do guardião. Sem hipóteses de defesa.

O Aalborg tornou-se mais ofensivo e fez o perigo aproximar-se da baliza do Rio Ave. Mas foi apenas uma ameaça. A noite pertencia a Del Valle que, abandonado na área, fez o segundo do jogo após um grande cruzamento de Hassan no lado direito do ataque. Os nórdicos estavam desorientados e as oportunidades multiplicavam-se para os homens de Vila do Conde, com Hassan a falhar o terceiro golo com a baliza aberta.

Apesar da vitória, o Rio Ave ficou em último lugar do grupo J com quatro pontos, enquanto Dínamo de Kiev e Aalborg, primeiro e segundo, respetivamente, passaram à fase seguinte. Já o Steaua de Bucareste ficou no terceiro lugar depois de perder com a formação ucraniana (2-0) e também diz adeus às competições europeias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.