Portugal corre o risco de perder o quinto lugar do ‘ranking’ europeu de clubes de futebol no início da próxima época, depois desta quinta-feira o Sporting ter sido eliminado das competições europeias pelos alemães do Wolfsburgo.

Portugal, que a partir desta quinta-feira conta apenas com uma equipa a disputar competições europeias da presente época (FC Porto na Liga dos Campeões), ocupa atualmente a quinta posição, com 60.549 pontos, aproximadamente com nove de vantagem sobre o sexto classificado, a França, e 11 sobre o sétimo, a Rússia, sendo que ambos os países ainda têm duas equipas em competição.

Pelos franceses jogam Paris Saint-Germain e Mónaco, na Liga dos Campeões, e pelos russos Zenit de São Petersburgo e Dinamo de Moscovo, na Liga Europa.

Contudo, no início da próxima temporada deixa de contar a época 2010/11, na qual o FC Porto ganhou a Liga Europa ao Sporting de Braga e o Benfica chegou às meias-finais, perdendo cerca de oito pontos para os rivais mais diretos.

Neste momento, Portugal garante dois lugares diretos na fase de grupos da Liga dos Campeões e um nos ‘play-offs’. Para Liga Europa, apura-se diretamente uma equipa, sendo que os outros dois apurados são obrigados a disputar o ‘play-off’ e a terceira pré-eliminatória.

Caso Portugal caia para sexto lugar, o terceiro classificado da liga portuguesa passará a ter de disputar a terceira pré eliminatória da Liga dos Campeões, perdendo assim o acesso direto ao ‘play-off’.