O futebolista internacional português José Fonte disse esta sexta-feira estar orgulhoso por ter capitaneado o Southampton, da I Liga inglesa, no regresso do clube às competições europeias, após 12 anos de ausência.

"Foi uma grande honra liderar a equipa e, melhor ainda, foi vencer o jogo", disse o jogador português, em entrevista ao sítio oficial dos ‘saints’, na sequência da vitória caseira, por 3-0, frente aos holandeses do Vitesse.

No jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, a equipa de José Fonte, cuja última participação tinha sido em 2003/04, venceu o jogo frente aos holandeses com golos de Graziano Pellè, Dušan Tadic e Shane Long.

"Foi uma noite especial, pois percorremos um longo caminho até chegar aqui. Todos sabem os tempos difíceis que atravessámos na segunda divisão inglesa, por isso, devemos estar todos orgulhosos", acrescentou o defesa-central, que iniciou a sétima temporada no Southampton.

No entanto, o capitão lançou um alerta para as dificuldades que o clube vai encontrar na Europa, afirmando que, apesar da ambição que se ‘respira’ no clube britânico, os jogadores precisam de dar o máximo para vencer.

O jogador, de 31 anos, disse ainda que um dos seus objetivos era voltar às competições europeias, nas quais competiu pela última vez em 2005, numa altura em que representava o Vitória de Setúbal.

"Um dos meus objetivos era voltar a disputar um jogo europeu, na realidade demorou mais do que esperava, mas agora cá estou e, com a vitória de quinta-feira, espero disputar mais embates nas provas europeias", disse o atleta formado no Sporting.

O Southampton, clube no qual joga o também português Cédric Soares, orientado pelo técnico Ronald Koeman, antigo treinador do Benfica, viaja com uma vantagem de três golos para a Holanda, onde vai defrontar o Vitesse a 6 de agosto, no jogo da segunda mão.