O Belenenses foi à Áustria vencer o Altach por 1-0 em encontro da primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa. O golo da vitória foi apontado por Tiago Caeiro aos 13 minutos.

O treinador Ricardo Sá Pinto fez algumas alterações na equipa que apresentou na Cashpoint Arena onde a chuva teimou em marcar presença.

Destaque para a titularidade de Tiago Caeiro na frente de ataque, relegando Camará para o banco de suplentes, e ainda para a presença de Tiago Silva no meio campo, devido a uma lesão de Carlos Martins no aquecimento.

Ora a equipa do Restelo iniciou a partida com a postura de quem jogava em casa, e os seus adeptos bem gritavam para ajudar a criar esse ambiente. A equipa de Ricardo Sá Pinto passou de pronto a comandar a partida, a ditar o ritmo de jogo e a pressionar o adversário de tal forma que o Altach cometia erros atrás de erros.

Miguel Rosa avisou por duas vezes (5’ e 9’), mas foi Tiago Caeiro (13') que demonstrou ao seu colega como se fazia. Tiago Silva cruzou na direita e Lienhart colocou em posição legal dois jogadores do Belenenses. Tiago Caeiro aproveitou tal facto e de primeira colocou a equipa portuguesa em vantagem.

Fruto desta estratégia só aos 19 minutos, os austríacos remataram pela primeira vez e coube a Salomon tamanha honra em sua casa.

Garantida que estava a vantagem, o Belenenses recuou no campo e deixou o adversário ter mais iniciativa na partida. O jogo passou a ser mais dividido, mas até ao intervalo nenhuma situação de verdadeiro perigo se verificou.

Na segunda parte o Altach mostrou-se mais atrevido e durante os primeiros minutos e mostrou argumentos que não se tinham visto na etapa inicial. Mas a verdade é que isso se resumiu a uma maior pressão e cruzamentos atrás de cruzamentos à procura de Mahop, uma torre entre os centrais azuis. Nada que causasse mossa, muito menos fogo de vista.

Sá Pinto procedeu a algumas alterações para trazer mais rapidez ao seu ataque com as entradas de Ricardo Dias e sobretudo de Camará, de modo a que as suas transições fossem mais perigosas, o que acabou por servir para segurar melhor a bola e travar o ritmo jogo quando este já era favorável.

Mas para ter noção do quão macio foi este Altach hoje, o remate mais perigoso do seu ataque só surgiu aos 80 minutos de fora da área por Prokópic, e depois Lienhart imitou o seu colega correspondendo Ventura com uma boa intervenção. Se esta equipa austríaca foi aquela que goleou o V. Guimarães na sua casa, hoje não pareceu.

O Belenenses venceu por 1-0 e garantiu assim uma importante vantagem para o jogo da segunda mão que vai decorrer no Estádio do Restelo na próxima quinta-feira.