Os bracarenses venceram o Slovan Liberec por 1-0, em encontro da primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Rafa foi o autor do único golo no encontro que marca a história do clube do minho por ser o centésimo jogo europeu.

O SC Braga chegava a este jogo inaugural da fase de grupos da Liga Europa com um duplo objetivo: por um lado queria começar esta competição a somar pontos, por outro afastar o síndrome "longe de casa", uma vez que a formação de Paulo Fonseca somava por derrotas os jogos disputados fora esta época.

A primeira parte serviu essencialmente para as duas equipas medirem o pulso uma da outra, o que resultou em 45 minutos de muito equilíbrio, luta a meio campo e poucas oportunidades de golo.

A melhor ação dos bracarenses surgiu aos 20 minutos com um bom remate cruzado de Rui Fonte no lado direito da grande área ao qual correspondeu Koubek com uma boa defesa.

A resposta do Slovan Liberec surgiu 17 minutos depois e por Sural que subiu mais alto que o seu opositor e cabeceou obrigando o guarda-redes Matheus a brilhar.

O 0-0 ao intervalo espelhava o que aconteceu dentro de campo e as estatísticas comprovavam. 50 por cento de posse de bola para cada lado, 15 ataques perigosos dos checos contra 14 dos guerreiros do minho e ainda cinco remates para o Slovan Liberec opondo-se o SC Braga com quatro.

Este jogo só mudaria de figura quando uma duas equipas marcasse um golo e assim aconteceu. Aos 60 minutos, Alan, com uma boa visão de jogo, fez um passe a rasgar para Rui Fonte que correu até à linha e cruzou para o segundo poste onde apareceu Rafa, que se antecipou ao defesa que o marcava, e empurrou para o fundo da baliza.

Este golo levou o Slovan Liberec a fazer alterações na sua estratégia, colocando mais gente na frente para contrariar o resultado. E a reação não se fez esperar. Primeiro foi Sural a atirar à malha lateral (64') e depois foi Bartosak, com tudo para marcar, a atirar ao cruzado mas ao lado.

Após as entradas de Wilson Eduardo e Filipe Augusto para as rápidas transições, o SC Braga esteve perto do 2-0. Wilson Eduardo isolou Rafa que olhou para o lado primeiro à procura de um colega, depois para o guarda-redes, ultrapassou-o e depois atirou de forma disparatada ao lado. O avançado levou as mãos à cabeça perante o que acabara de falhar.

Mas os últimos minutos foram de constantes cruzamentos para área bracarense, com a bola a ser despachada como se podia sem grande critério. O Slovan Liberec tentava pelo menos o empate, Ricardo Ferreira entrou para reforçar o setor defensivo e o 1-0 manteve-se até final.

Com este resultado, o SC Braga já sabe o que é pontuar e vencer fora, e passa partilhar a liderança do Grupo F com o Marselha que no outro jogo venceu o Groningen por 3-0.