O histórico negativo dos "leões" frente a emblemas russos iniciou-se no dia 12 de setembro de 2000. Campeão nacional no ano anterior, os “leões” regressaram à Liga dos Campeões, na época seguinte. No dia 27/09/00, o Sporting deslocou-se à Rússia onde mediu forças com o Spartak Moscovo, mas foi derrotado por 3-1. Menos de um mês depois, os "leões" em Alvalade foram batidos por 3-0.

Cinco temporadas depois, o clube verde-e-branco voltou a defrontar uma equipa russa, mais precisamente na final da Taça UEFA em 2005, dia negro para a história do clube. O Sporting até começou a vencer com um golo de Rogério, ainda na primeira parte, mas permitiu a reviravolta com golos de Berezutski, Zhirkov e Vágner Love.

Novamente na Liga milionária, em 2006, o Sporting voltou a não ser feliz com o Spartak de Moscovo. Fora de casa, os "leões" ainda empataram a uma bola, com Nani a fazer o golo da equipa portuguesa. Mas no confronto caseiro, perdeu por 1-3.

Já esta temporada, no playoff de apuramento para a “Champions”, o Sporting venceu o CSKA em casa (2-1), com golos de Téo Gutiérrez e Slimani, mas na segunda mão, os russos conseguiram dar a volta à eliminatória, vencendo por 3-1, com golos de Doumbia (2) e Musa.

Depois de ter ficado de fora da fase de grupos da "Champions", o Sporting entrou na fase de grupos da Liga Europa, onde ficou colocado no grupo H. E a circunstância ditou que o clube de Alvalade medisse forças novamente com um clube proveniente de uma geografia que tem sido tão madrasta para a equipa portuguesa. Desta feita vai defrontar pela primeira vez o Lokomotiv de Moscovo, onde joga o "luso" Manuel Fernandes. Veremos se desta feita a história vai ser diferente.

O Sporting defronta esta quinta-feira o Lokomotiv de Moscovo, em encontro da primeira jornada do grupo H da Liga Europa. O jogo tem início às 20h05.