O Sporting não foi além de um empate a uma bola frente ao Besiktas, em jogo da 2ª jornada do Grupo H da Liga Europa. Bryan Ruiz fez o tento da equipa de Jorge Jesus que poderia ter vencido na Turquia, não fosse a falta de eficácia de Téo Gutiérrez que falhou três golos “cantados”. No outro jogo do grupo o Lokomotiv Moscovo venceu em casa o Skenderbeu por 1-0, golo de Niasse e lidera o Grupo H com seis pontos.

Tal como prometera, Jorge Jesus fez várias mexidas na equipa. Lançou William, a regressar de longa paragem, deu a titularidade a Jonathan Silva, Aquilani, Tobias Figueiredo, Mané e Matheus Pereira. De fora do onze ficaram Jefferson, Paulo Oliveira (lesionado), Adrien, João Mário (castigado), Gelson Martins e Slimani. Foi o 9º onze diferente de Jesus em onze jogos.

Mesmo sem vários dos habituais titulares, o Sporting fez mais do que suficiente para vencer. O primeiro tempo foi totalmente dos "leões", que criaram mais oportunidades de golo, tiveram mais bola e não deram qualquer hipótese ao Besiktas. A equipa de Senol Gunes lidera a Liga Turca mas foi presa fácil para as poupanças do Sporting: sem ideias, sem ligação de jogo, sem criatividade e muito permeável na defesa.

No primeiro tempo registou-se apenas um golo, o de Bryan Ruiz, mas o Sporting podia ter ido para o intervalo a vencer por mais. Só não marcou mais porque Téo Gutiérrez esteve numa noite "não" e falhou várias oportunidades de golo. Aos 12 minutos, lançado por Bryan Ruiz, rematou de primeira, contra o corpo do guarda-redes quando tinha tudo para marcar. Aos 37 foi William Carvalho a isolar o colombiano mas o seu remate saiu ao lado. Minutos antes, aos 36, tinha sido Bryan Ruiz a rematar para fora após passe de Téo, num bom lance de combinação entre os dois sul-americanos. O golo do costa-riquenho foi apontado aos 16 minutos, num remate de fora da área após passe do miúdo Matheus Pereira. A bola ainda desviou num defesa. Foi o primeiro golo de Bryan Ruiz na fase de grupos da Liga Europa, o 5º em todas as provas.

No segundo tempo a toada continuou, com o Sporting a controlar e a ter mais oportunidades até aos 60 minutos. Antes disso, Téo Gutiérrez voltou a ter nova claríssima oportunidade mas voltou a mostrar aversão ao golo. Isolado por Carlos Mané, o colombiano entrou na área e rematou contra o corpo do guarda-redes Tolga Zengin.

Mas quem tem Quaresma, Tore, Sosa ou Mario Gomes na equipa pode "tirar um coelho da cartola" a qualquer instante. E foi isso que aconteceu aos 60 minutos. Na primeira jogada com princípio, meio e fim, a turma turca vai chegar ao empate por Gokhan Tore. A bola foi rodando por vários jogadores, sempre ao primeiro toque, até chegar a Sosa que passou de calcanhar para Tore. O turco, com toda a calma do mundo, bateu Rui Patrício e empatou a partida.

O golo animou a equipa do Besiktas que saiu à procura da vitória. Nessa altura já Senol Gunes tinha lançado Tosun e Ozyakup para os lugares de Sosa e Uysal. Respondeu Jesus com as entradas de Slimani e Adrien Silva para os lugares de Matheus Pereira e o perdulário Téo Gutiérrez. Mais tarde lançou Gelson Martins no lugar do apagado Aquilani.

A reviravolta turca esteve nos pés de Ozyakup aos 78 minutos mas o médio preferiu rematar quando tinha Quaresma isolado ao lado, pronto para finalizar.

As mexidas de Jesus acabaram por estancar o jogo ofensivo do Besiktas, que passou a ter menos bola. Os "leões" foram controlando o encontro, sem muitas dificuldades, mantendo a bola longe da área de Rui Patrício. Mas já na parte final viria a ser o guarda-redes do Sporting a segurar o empate, defendendo com segurança um remate de Hutchinson.

O Sporting continua sem vencer fora nas competições europeias, cifra que já vai em 15 jogos. A última vitória foi frente ao Zurique, da Suíça em 2011. São quatro anos sem vencer fora de Alvalade na UEFA. Já o Besiktas continua sem vencer equipas portuguesas.

No outro jogo do grupo o Lokomotiv Moscovo venceu em casa o Skenderbeu por 2-0, golos de Niasse e Samedov, e lidera o Grupo com seis pontos. O Besiktas tem quatro, o Sporting um e o Skenderbeu ainda não pontuou.

Aleksandr Samedov