O Basileia venceu o Belenenses por 2-0 esta quinta-feira, no Estádio do Restelo, em encontro da quarta jornada do Grupo I da Liga Europa. Os golos da vitória foram apontados por Janko (45’) e Embolo (64’).

O Belenenses vinha motivado da vitória conseguida em Basileia por 2-1 na jornada anterior, mas foi uma sombra de si próprio em vários momentos do encontro, ressentindo-se das ausências de vários jogadores lesionados.

Na primeira parte, a equipa suíça teve mais posse de bola e foi quem ditou os ritmos do jogo, com mais oportunidades e clarividência do que a formação portuguesa.

A verdade é que perante tais factos nestes primeiros 45 minutos, o Basileia precisou de ajuda externa para chegar ao golo. Aos 44 minutos da primeira parte, o árbitro assinalou uma alegada de Filipe Ferreira sobre Embolo dentro da área, originando uma grande penalidade. Janko, que já passou pelo FC Porto, encarregou-se de transformar em golo o castigo máximo aos 45 minutos, e o Basileia foi em vantagem para o intervalo.

Pelo meio, Sá Pinto viu-se obrigado a trocar Gonçalo Brandão lesionado por Tonel, recém-regressado após um longo período de ausência, aos 28 minutos.

O treinador aproveitou o intervalo para interpelar o árbitro não se mostrando satisfeito com o lance que ditou a vantagem suíça.

Na segunda parte, o Belenenses pareceu apostado em discutir mais o jogo, e a verdade é que passou a dividir a posse de bola, mas Luís Leal apareceu sempre muito sozinho na frente e, ao que pareceu, algo debilitado fisicamente.

Acabou o Basileia, tendo mais espaço para jogar, por se tornar mais perigoso em transições rápidas. Janko rematou para uma boa defesa de Ventura aos 51 minutos, e aos 64’ haveria de chegar o segundo golo da formação proveniente de Basileia.

Zuffi assistiu Embolo para este fazer o 2-0. Este golo afetou o Belenenses e isso viu-se em campo, com a equipa da casa a mostrar-se inoperante para dar a volta ao resultado ou, pelo menos, chegar com perigo à baliza de Vaclik. Nos minutos de desconto, Luís Leal fez o primeiro à baliza no último folego da formação da casa, mas o guardião defendeu para canto.

Esta derrota por 2-0 deixa o Belenenses no último lugar do Grupo I com 4 pontos, ao passo que o Basileia reforça o primeiro lugar agora com nove pontos.

Na próxima jornada, os azuis do Restelo recebem o Lech Poznan.