O Belenenses empatou esta quinta-feira (0-0) com o Lech Poznan, em partida da 5ª jornada do grupo I da Liga Europa. Com este resultado, os azuis do Restelo precisam de ganhar em Florença para ainda poderem sonhar com a passagem à próxima fase da Liga Europa.

Perante um final de noite agradável na zona de Belém, uma diferença em relação às últimas partidas da equipa azul: O forte aparato policial no exterior no estádio, ainda nos resquícios dos atentados de Paris e no dia em que ainda por cima o governo tomava posse.

Depois de um início de partida muito mal jogado, o primeiro remate do encontro pertenceu aos polacos, por Lovrenscsis, mas sem qualquer tipo de perigo. Tiago Caeiro respondeu pouco depois com um cabeceamento. A equipa polaca fisicamente mais robusta, tomou para si o domínio da posse de bola, mas não tirou partido desse mesmo ascendente.

Aos 23 minutos, primeiro ameaço do "Belém". Depois de um grande jogada de André Geraldes, Tiago Caeiro não conseguiu finalizar.

A partir dos 30 minutos, a equipa da casa começou a subir de produção. Aos 36 minutos, Dudka derrubou Tiago Caeiro na área e o árbitro Arnold Hunter não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Na transformação, Tiago Silva foi desastrado e atirou a bola muito por alto.

A partir dos 30 minutos, o Belenenses começou a subir de produção. Aos 36 minutos, Dudka derrubou Tiago Caeiro na área e o árbitro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Na transformação, Tiago Silva foi desastrado e atirou a bola muito por alto.

Aos 42 minutos, a equipa da cruz de cristo podia ter mesmo chegado à vantagem. Depois de um mau atraso de Douglas, Tiago Caeiro só com Buric pela frente não conseguiu fazer o golo. Logo a seguir Tiago Silva tentou-se redimir da grande penalidade falhada e atirou a rasar o poste. Penalizado pela ineficácia na primeira parte, não restava senão aos homens de Sá Pinto arregaçar as mangas e ir à procura da vitória, numa altura em que ao intervalo a Fiorentina ia vencendo o Basileia, resultado que deixava polacos e portugueses fora da Liga Europa.

Quando se pensaria que as duas equipas vinham mais afoitas para a etapa complementar, foi mais do mesmo, com o jogo a não sair muito do miolo perante os assobios do pouco público presente.

Na segunda parte, foi a vez dos polacos tentarem arriscar, com o técnico Jan Urban a lançar Tetteh e pouco depois Pawloski, jogador este último, que se revelou um dos mais inconformados entre os campeões polacos. Assim que entrou rematou de primeira por cima da baliza. Pouco depois, podia ter mesmo desfeiteado Ventura, valeu o poste a salvar o guardião português.

Já Ricardo Sá Pinto sabendo que a equipa precisava dos três pontos, refrescou o miolo e o sector atacante fazendo entrar Luís Leal, Carlos Martins e Dálcio Gomes, para os lugares de Tiago Silva, Sturgeon e Tiago Caeiro.

Aos 81 minutos, Rúben Pinto numa última tentativa ainda tentou rumar contra o marasmo, mas rematou ao lado, com a bola a sair sem direção.

Ao Belenenses resta sonhar com o milagre de ganhar em Florença e esperar que o Lech Poznan não vença o Basileia. A equipa de Paulo Sousa empatou com o Basileia a duas bolas. A equipa portuguesa fica assim com cinco pontos em cinco jogos.