O Sporting, no rescaldo de nova vitória sobre o rival Benfica, e o Belenenses tentam hoje evitar a eliminação na fase de grupos da Liga Europa de futebol, enquanto o Sporting de Braga pode festejar a qualificação antecipada.

Depois de ter conquistado no sábado o terceiro triunfo da época sobre o Benfica, ao impor-se por 2-1 em jogo da Taça de Portugal, após prolongamento, o Sporting volta a jogar na capital russa, onde, em agosto, falhou a qualificação para a Liga dos Campeões, ao perder por 3-1 com o CSKA Moscovo.

A equipa treinada por Jorge Jesus está praticamente obrigada a ganhar ao líder Lokomotiv, que na primeira jornada do grupo H se impôs por 3-1 no estádio José Alvalade, para manter perspetivas de apuramento para os 16 avos de final.

Caso os turcos do Besiktas vençam na receção aos albaneses do Skenderbeu, o Sporting precisa mesmo de um triunfo na capital russa, que seria o primeiro na condição de visitante desde 15 de setembro de 2011, quando se impôs por 2-0 no reduto dos suíços do Zurique.

O Belenenses, último classificado do grupo I, recebe os polacos do Lech Poznan sob idênticos pressupostos, pois até mesmo o empate pode deixar os ‘azuis’ afastados da fase seguinte, caso os italianos da Fiorentina, treinados pelo português Paulo Sousa, vençam na deslocação à Suíça para defrontarem o líder Basileia.

O Sporting de Braga, pelo contrário, precisa apenas de empatar em casa com os checos do Slovan Liberec - que já derrotou fora por 1-0 -, para garantir um lugar nos 16 avos de final, num confronto entre os dois primeiros classificados do grupo F, que integra ainda o Marselha e o Groningen.