O FC Porto perdeu, esta quinta-feira, com o Borussia Dortmund por 2-0, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga, disputado no Signal Iduna Park, na Alemanha.

Privado de Maxi Pereira e Danilo Pereira, a cumprir castigo, e Marcano (lesionado), o treinador José Peseiro surpreendeu no onze inicial, com destaque para a titularidade do reforço Marega, assim como Silvestre Varela, que jogou esta tarde a lateral-direito. Apenas com Martins Indi como central de raiz, o treinador portista foi obrigado a fazer muitas adaptações para posicionar os onze jogadores em campo.

O único golo do primeiro tempo foi apontado aos seis minutos pelo polaco Piszczek. Num canto marcado à maneira curta, com Mkhitaryan a cruzar para o primeiro poste, surgiu Piszczek a desviar para uma primeira defesa de Casillas, mas a não perdoar na recarga, de cabeça.

Em desvantagem, e perante um ambiente hostil, o FC Porto não conseguiu reagir ao golo sofrido, com o Dortmund a pressionar muito alto, dificultando a saída da equipa portuguesa para o ataque. Os primeiros 30 minutos foram dominados pela equipa alemã, uma vez que o FC Porto nem conseguiu chegar com perigo à área do adversário até aos 35 minutos, altura em que Sérgio Oliveira fez o primeiro remate para os Dragões.

Até ao final dos 45 minutos, a vantagem alemã manteve-se no marcador. Os Dragões nem conseguiram fazer mais do que dois passes no meio-campo durante o primeiro tempo.

No segundo tempo, o FC Porto entrou com outra atitude e obrigando o Borussia Dortmund a defender. Os Dragões procuraram um jogo mais corrido, evitando os passes longos, mas quando se pensava que a equipa alemã estava mais ‘presa’, o Dortmund avançava e o FC Porto tremia.

Aos 68 minutos, e depois de uma falta de Marega sobre Schmelzer, os técnicos adjuntos Alexandre Santos e Rui Barros foram expulsos por protestos.

Logo depois, o segundo golo do Dortmund, marcado por Reus, onde ficou evidente a falta de concentração da equipa portuguesa na recuperação de bola. Kagawa dominou a bola à entrada da área e lançou Mkhitaryan, que atrasou para Reus e este rematou de pé direito para o fundo das redes. A bola ainda sofreu um desvio em Martins Indi e traiu Casillas, ele que fez a sua estreia na Liga Europa.

Daqui a oito dias, no Estádio do Dragão, o FC Porto terá de fazer mais para não deixar cair esta Liga Europa.