O Sporting perdeu em casa com o Bayer Leverkusen, em jogo da primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Bellarabi marcou o único golo do jogo ainda na primeira parte. Rúben Semedo foi expulso no segundo tempo. Foi a segunda derrota das equipas portuguesas frente a alemães, já que horas antes o FC Porto tinha perdido na Alemanha com o Borussia Dortmund.

Jorge Jesus voltou a recorrer a rotatividade nos jogos da Liga Europa, dando a titularidade a Mané e Aquilani, com Téo a entrar na frente. Jefferson voltou ao onze que não contou com os poupados Adrien Silva e Slimani, eles que ficaram a descansar no banco. Do lado do Bayer Leverkusen, Roger Schmidt apostou tudo no ataque, entrando com o seu melhor onze.

Os primeiros minutos foram de algum equilíbrio mas o jogo começou a pender para o lado dos alemães a partir do primeiro quarto de hora. Kiessling e Toprak deram os primeiros sinais, aos cinco e 16 minutos, com o Sporting a responder aos 18, num remate de Téo por cima.

O Bayer Leverkusen, sempre mais forte, mais pressionante, a ganhar sempre as segundas bolas, chegou a vantagem aos 26 minutos. Após lance rápido de ataque, o lateral Tim Jedvaj cruzou na direita e Bellarabi apareceu ao segundo poste a encostar com a canela, fazendo o 1-0. A defensiva do Sporting foi surpeendida com a rapidez de execução dos alemães.

A resposta leonina foi tímida, sempre aos trambolhões, sem capacidade para criar situações de verdadeiro perigo junto da baliza de Bernd Leno.

Ao intervalo Jesus sabia que era preciso mexer na equipa e depois dos primeiros 15 minutos, resolveu mexer na equipa, lançando Adrien Silva e Slimani para os lugares dos apagados Aquilani e Téo Gutiérrez. Muitos assobios para o colombiano que pouco mostrou e não soube aproveitar a titularidade.

O Sporting ganhava mais força no meio-campo e na frente tinha alguém para dar mais luta a Tah e Toprak, os centrais contrários. Mas na prática nada disso se viu, já que a formação da casa continuava a mandar no jogo, a criar perigo em lances de ataque rápido. Valeu ao Sporting alguma falta de clarividência dos alemães no último terço, onde chegavam com relativa facilidade.

E se já estava difícil, pior ficou aos 74 minutos. Jesus esgotou as substituições aos 73, fazendo entrar Ewerton para o centro da defesa, para o lugar de Coates e no minuto seguinte, Rúben Semedo foi expulso. O central teve uma entrada dura e escusada sobre um contrário no meio-campo e viu o segundo amarelo. Uma expulsão que não foi perdoada pelos 26201 espetadores que estiveram em Alvalade (foi a terceira expulsão do central na época, ele que já tinha visto dois vermelhos nos seis meses que esteve no V. Setúbal). Semedo viu dois amarelos em dois lances onde nem era preciso recorrer a falta. Foi a sexta expulsão do Sporting esta época, a segunda em provas da UEFA (Patrício tinha sido expulso na derrota frente ao Skenderbeu na Albânia).

Em vantagem, Roger Schmidt tratou de refrescar a sua equipa e reforçar o meio-campo. Tirou o médio ofensivo Brandt e meteu o defesa/médio Papadopoulos. Depois fez entrar o lateral Hilbert e o médio Henrichs para os lugares de Mehmedi e Jedvai.

Até ao final os germânicos limitaram-se a gerir o resultado, sem nunca descurar o ataque. O resultado poderia ter sido pior para o Sporting mas a barra negou o golo a Bellarabi, num remate muito forte de fora da área. Patrício estava batido.

Tal como o FC Porto, o Sporting sai derrotado neste round frente a adversários alemães. A formação de Jorge Jesus terá de fazer muito mais na Alemanhã e fazero que nunca conseguiu: vencer em solo germânico.