FC Porto e Sporting colocaram-se em posições muito complicadas na Liga Europa. Os dois gigantes portugueses perderam frente a adversários alemães e agora precisam de fazer história para seguir em frente na prova.

Em Alvalade o Sporting foi batido pelo Bayer Leverkusen por 1-0 e precisa de fazer o que nunca conseguiu: vencer na Alemanha. E mesmo vencendo, terá de o fazer por dois ou mais de dois golos de diferença para seguir para os oitavos-de-final da Liga Europa.

Além de estar obrigado a fazer história e vencer em solo germânico, os "leões" têm de lutar contra outro dado: o Bayer Leverkusen só foi eliminado uma vez nas provas da UEFA depois de ter vencido o primeiro jogo. Aconteceu na época 1999/2000 quando foi afastado pela Udinese.

Mas há outra estatística que corre contra o Sporting. A formação leonina só venceu uma vez nas dez anteriores ocasiões em que perdeu na primeira-mão em provas da UEFA. Foi em 2010/2011 frente a Brondby.

Também o FC Porto está obrigado a derrubar a estatística para passar à próxima fase. A derrota por 2-0 na Alemanha frente ao Borussia Dortmund deixou os "dragões" em "maus lençóis". Peseiro e companhia terão de marcar vencer por três ou mais golos de diferença frente ao segundo classificado da Liga alemã.

Esta foi a 10ª vez que os "dragões" foram batidos por dois ou mais golos de diferença na primeira-mão nas provas da UEFA. E sempre que tal ocorreu, foram eliminados.

Aconteceu em 1975 (HSV), 1978 (AEK), 1982 (Anderlecht, St. Liège), 1985 (Barcelona), 1988 (PSG), 1991 (Tottenham), 1994 (Barcelona), 1997 (Manchester United), e agora em 2016 (Borussia Dortmund).

Se eliminar o Dortmund, Peseiro e companhia fazem história.

O FC Porto-Borussia Dortmund está marcado para a próxima quinta-feira, 25 de fevereiro, às 20h05. No mesmo dia mas às 18h00 o Sporting joga fora com o Bayer Leverkusen.