O SC Braga e o Fenerbahçe defrontam-se, esta quinta-feira (18 horas), pela primeira vez nas competições da UEFA, em desafio referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

O Fenerbahçe já disputou oito jogos frente a adversários portugueses, somando quatro vitórias (três em casa e uma em Portugal) e quatro derrotas (três em terras lusas e uma na Turquia). Recentemente, o emblema turco, agora comandado pelo português Vítor Pereira, perdeu por um total de 3-2 com o Benfica nas meias-finais da Liga Europa de 2012/13, naquela que foi a melhor campanha de sempre dos turcos nesta competição.

Já o SC Braga venceu todos os três jogos anteriores disputados na Turquia sem sofrer qualquer golo; Em seis partidas europeias frente a emblemas turcos, os minhotos somaram quatro triunfos (uma em Braga e três na Turquia) e duas derrotas, ambas na capital minhota.

O clube de Istambul não perde há sete jogos para as competições europeias desde que iniciou a campanha na fase de grupos da Liga Europa, tendo sido derrotado em casa, por 3-1, frente ao Molde FK.
A turma comandada por Paulo Fonseca também perdeu apenas uma vez desde o início da fase de grupos no terreno do Marselha, à quarta jornada.

Esta é a primeira vez que a equipa portuguesa chega a esta fase da prova desde a sua melhor campanha de sempre nas provas europeias, quando, em 2011, chegou à final da Liga Europa, que acabou por perdê-la para o FC Porto (1-0), em Dublin.