O SC Braga perdeu, esta quinta-feira, com o Fenerbahçe por 1-0, no encontro referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, que se disputou no Estádio Şükrü Saracoğlu, em Istambul.

A derrota na Turquia, com golo apontado aos 82 minutos por Mehmet Topal, faz com que a equipa comandada por Paulo Fonseca esteja obrigada a vencer no desafio da segunda mão, agendada para a próxima quinta-feira, dia 17.

Face ao último encontro disputado em Braga contra o FC Porto, Paulo Fonseca promoveu muitas alterações no onze inicial para o desafio europeu. O técnico da equipa portuguesa colocou Matheus na baliza, em vez de Marafona, e na defesa Baiano e Ricardo Ferreira mantiveram-se na equipa titular. André Pinto e Goiano foram os ‘novos’ homens defensivos. Luiz Carlos e Rafa Silva tiveram a companhia de Josué e Vukcevic, em vez de Mauro e Pedro Santos. Na linha mais avançada, a dupla foi constituída por Wilson Eduardo e Hassan. Stojiljkovic ficou no banco.

No Fenerbahçe, os lusos Raul Meireles e Nani começaram no banco - Bruno Alves jogou desde o início - mas o ex-FC Porto e ex-Sporting entraram no segundo tempo.

Depois de uma entrada onde as duas equipas se limitaram a estudar e a esperar, Hassan (18’) rematou à baliza, depois de ganhar o lance a Bruno Alves, mas o guarda-redes Demirel segurou. Antes, o defesa Ricardo Ferreira sentiu problemas físicos e pediu a substituição. Paulo Fonseca chamou Boly para o lugar do defesa português.

Apesar de ter existido um par de lances com perigo perto das balizas, o jogo decorreu com um ritmo lento até ao final do primeiro tempo.

O segundo tempo, sem ser avassaladores, os turcos foram a melhor equipa em campo. Aos 55 minutos, o internacional holandês introduziu a bola na baliza de Matheus, mas o árbitro francês anulou o lance por fora de jogo.

Nos últimos 15 minutos, já com Stojiljkovic em campo - entrou para o lugar de Wilson Eduardo -, Josué tentou a sua sorte com um remate forte e o guardião do Fenerbahçe teve de se esticar para manter o nulo.

Aos 82 minutos, Luiz Carlos meteu a bola em Topal e o médio, sem grande oposição, rematou à entrada da área para o fundo da baliza de Matheus.

Com o apito final na Turquia, e derrota consumada, o SC Braga está agora obrigado vencer na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, agendado para 17 de março.