O Sporting de Braga apurou-se sempre que perdeu fora por um golo de diferença numa eliminatória das competições europeias de futebol, desvantagem que cedeu hoje ao Fenerbahçe (1-0), na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

Antes do encontro de hoje, apenas em 2010/11, ano em que chegou à final, os bracarenses enfrentaram uma desvantagem de 1-0, frente aos polacos de Lech Poznan, nos 16 avos de final, tendo, em casa, dado a volta com um triunfo por 2-0, com golos dos brasileiros Alan e Lima.

Nessa mesma temporada, o Sporting de Braga deu a volta a outra eliminatória em que perdeu fora por um golo de diferença, nas meias-finais frente ao Benfica.

Depois de ter perdido por 2-1 na Luz – Jardel e Cardozo marcaram para o Benfica e Vandinho reduziu para os ‘arsenalista’ –, o conjunto minhoto apurou-se com uma vitória por 1-0, com um golo de Custódio.

Também na Taça UEFA de 1997/98 os bracarenses perderam por 2-1 na primeira mão frente aos holandeses do Vitesse, mas venceram em casa por 2-0, com um ‘bis’ do central Artur Jorge.