O SC Braga terminou no quarto lugar em Portugal em cinco das últimas seis épocas e derrotou Marselha, Sporting, FC Porto e Fenerbahçe, em casa, esta época.

O sorteio para os quartos de final da Liga Europa ditou um confronto com os ucranianos do Shakhtar Donetsk.

A equipa minhota não tem boas recordações em confrontos com o Shakhtar Donetsk, tendo perdido os dois encontros que disputou, onde sofreu cinco golos e não conseguiu marcar nenhum.

As duas equipas estiveram na fase de grupos na edição de estreia dos minhotos na Liga dos Campeões. No primeiro embate, os ucranianos venceram por 3-0 a 28 de setembro de 2010 no Minho e, a 8 de dezembro do mesmo, voltaram a perder por 2-0.

Na mesma época, o Braga voltaria a cruzar-se com uma equipa ucraniana, o Dinamo de Kiev, já nos quartos de final da Liga Europa, numa caminhada que só parou na final de Dublin.

Ismaily, lateral que representou os arsenalistas em 2012/2013 e agora representa a equipa do Shakthar Donetsk.

Recentemente, o Shakhtar Donetsk, que está na Liga Europa proveniente da Champions, perdeu a liderança no campeonato ucraniano para o Dinamo de Kiev, enquanto o SC Braga continua de ‘pedra e cal’ no quarto lugar da I Liga, estando ainda na final da Taça de Portugal e nas meias-finais da Taça da Liga.

O Braga jogará a primeira mão no dia 7 de abril na capital minhota e a segunda mão no dia 15 de abril na Ucrânia, talvez em Lviv, devido ao clima de guerra que se vive em Donetsk, entre a autoproclamada República Popular de Donetsk e as forças ucranianas.

Recorde-se que em abril de 2014, a Ucrânia começou uma operação militar em Donetsk para apaziguar o clima de insatisfação com a mudança violenta de poder no país, ocorrida em fevereiro do mesmo ano.

Os dois lados não conseguiram cumprir os acordos até o final de 2015, segundo foi previsto inicialmente. Então, o prazo de realização dos acordos foi prolongado para 2016.