Os quartos de final da Liga Europa ditaram um confronto de equipas espanholas, à semelhança do que acontece nas Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid-Barcelona. Frente a frente vão estar duas equipas que têm tradições na Liga Europa: Ath. Bilbao e Sevilha. O emblema da andaluzia é mesmo um "Papa Ligas Europas" e recordista na competição. Além de ser o atual campeão, a equipa onde jogam os portugueses Daniel Carriço e Beto, já venceu quatro edições nos últimos 10 anos: 2005/2006, 2006/2007, 2013/14 e 2014/15.

Em 2011/2012, depois de ter eliminado o Sporting nas meias-finais da Liga Europa, o Ath. Bilbao foi derrotado na final da competição pelo Atlético de Madrid.

Nos oitavos de final, o Atl. Bilbao eliminou o Valência. Na primeira mão, a equipa basca venceu por 1-0. Na segunda mão, foi o Valência que conseguiu o triunfo, no entanto, o golo apontado fora permitiu à equipa avançar para os quartos-de-final.

Já a equipa treinada por Unay Emery despachou o Basileia. Na Suíça levou um nulo para Espanha. Em Sevilha, confirmou a passagem com três golos sem resposta.

Em outro encontro dos quartos-de-final, Villarreal e Sparta de Praga vão medir forças numa contenda que tem tudo para ser equilibrada.

Com três golos em Itália frente à Lázio, o Sparta Praga carimbou o passaporte para quartos-de-final da prova, com três golos sem resposta, alcançando pela primeira vez um triunfo em terras transalpinas. Na primeira mão, tinha empatado a uma bola.

Com uma defesa segura e compacta, a equipa checa assegurou a qualificação para os quartos-de-final de uma prova da UEFA, algo que não acontecia desde 1983/84.

Já o Villarreal assegurou a sua quarta presença nesta fase, depois de eliminar o carrasco do Sporting na Liga Europa, o Bayer Leverkusen. Na primeira mão, o Villarreal venceu os alemães por 2-0. Na segunda mão, os farmacêuticos não conseguiram mais do que um nulo e saíram assim sem glória da competição.

Na primeira mão, o Villarreal recebe o Sparta de Praga. O Bilbao desloca-se ao terreno do Sevilha. A 1º mão joga-se no 7 de abril e a segunda no dia 15.