Num dos duelos mais aguardados dos quartos-de-final da Liga Europa, o passado e o presente de Jurgen Klopp entrelaçaram-se durante 90 minutos, com o técnico alemão do Liverpool a regressar a uma casa que durante anos foi sua.

Antes do início da partida, momento especial a marcar o regresso do técnico germânico. Os adeptos das duas equipas entoaram em coro ‘You’ll Never Walk Alone’, música que serve de hino à equipa da cidade dos Beatles.

A partida colocava também frente a frente, percursos em tudo semelhantes: Falamos de Thomas Tuchel e Jurgen Klopp. O antigo e atual treinador do Dortmund dirigiram também o Mainz, antes de abraçar o desafio da equipa alemã.

Com o estádio do Dortmund engalanado para saudar o regresso de um filho pródigo, Marcos Reus acabou por ser um dos primeiros a alvejar a baliza à guarda de Mignolet e a criar perigo. O avançado, com um remate rasteiro atirou ligeiramente ao lado (15 minutos).

Apesar da partida ter começado frenética nos primeiros minutos, os duelos eram travados sobretudo no meio campo e longe das balizas.

Aos 21 minutos, o Liverpool ameaçou timidamente a baliza adversária, com Lovren a rematar de cabeça, mas com a bola a cair facilmente nas mãos de Weidenfeller.

Aos 36 minutos, Aubameyang a estrela da companhia dos alemães mostrou que estava presente no jogo. O atacante do Gabão, na marca de penálti, apareceu em boa posição para marcar, mas valeu a intervenção rápida do guardião dos britânicos.

Klopp festeja por outra camisola

Aos 36 minutos, foi o Liverpool que marcou. Depois de um lançamento de James Milner, Origi aguentou a carga e rematou rasteiro para o fundo da baliza de Weidenfeller. Klopp não se coibiu em festejar na sua velha casa, batendo com a mão no peito em sinal de contentamento.

O Liverpool ia para o intervalo em vantagem.

No segundo tempo, o novo Dortmund queria demonstrar que tinha mais vida para além de Klopp, mas foi o Liverpool quem começou melhor. Moreno logo a abrir colocou à prova o guarda-redes da equipa da casa.

Pouco depois, os alemães chegaram ao empate. Mats Hummels com um fantástico golpe de cabeça igualou a contenda, depois de um cruzado com conta, peso e medida de Mkhitaryan.

Quase no momento a seguir, os "reds" podiam ter chegado novamente à vantagem por Coutinho, num remate a que valeu a enorme intervenção do dono da baliza do Dortmund.

Até ao fim, as duas equipas demonstraram-se pouco inventivas para encontrarem o caminho da baliza e de criar perigo.

Resultado salomónico entre o último e atual amor de Klopp. A contenda fica adiada para Inglaterra para a partida da segunda-mão. O Liverpool parte em vantagem.

Onze do Dortmund: Weidenfeller, Hummels, Piszczek, Schmelzer, Weigl, Durm, S. Bender, Mkhitaryan, Reus, Castro, Aubameyang.

Onze do Liverpool: Mignolet, Clyne, Lovren, Sakho, Moreno, Henderson, Can, Milner, Lallana, Coutinho, Origi.