Decisões nas grandes penalidades, resultados imprevisíveis, recuperações épicas. A edição 2015/2016 da Liga Europa tem deixado os amantes do futebol com ´água na boca`, naquela que já é uma das melhores épocas da competição. A forma dramática como o Liverpool recuperou em casa de um 1-3 para 4-3 frente ao Borussia Dortmund para seguir em frente é exemplo disso.

Ora o "The Telegraph" está particularmente apaixonado pela prova e fez um texto onde aponta várias razões pelas quais se pode considerar que a Liga Europa é melhor que a Liga dos Campeões, uma "prova demasiado previsível". A Champions tem os melhores clubes, os melhores jogadores, o prestígio e o dinheiro mas a emoção está na Liga Europa.

Depois de elogiar a bola da Liga Europa, considerando-a mais bonita que a da Champions, o jornal virou agulhas para as equipas que participaram na fase de grupos da prova.

Equipas de países quem nem estão na Europa
A Liga Europa deste ano contou com a presença do Qarabag, equipa que defrontou o Tottenham e o Mónaco. Ora o Qarabag fica no Azerbaijão, que pertence ao continente asiático.

"Não é fantástico? Que outra oportunidade teria Kierann Trippier de alguma vez comer bozbash com vista para o Mar Cáspio? Ou Clinton N´Jie de visitar o Palácio de Shirvanshahs?", escreveu o diário, fazendo referência a jogadores do Tottenham que viajaram até Baku para defrontar o Qarabag.

Equipas de países quem nem são países
O Sheriff Tiraspol foi uma das equipas a fazer parte na edição 2013/2014 da Liga Europa. Ora a formação não tem um país específico, uma vez que a equipa fica na Transnístria, um território próximo da Moldávia mas que não é reconhecido por qualquer país das Nações Unidas. A região mantém-se independente com o auxílio de forças russas, desde 1990.

Jogos que nunca mais acabam
A Liga Europa arranca na mesma altura da Liga dos Campeões mas com mais jogos. Incluindo as qualificações, play-offs fases de grupos e fases a eliminar, a segunda prova mais importante da UEFA comporta 474 jogos, mais do dobro dos 217 da Liga dos Campeões. É futebol que nunca mais acaba. Seria preciso um mês de fevereiro inteiro para ver todos os jogos da Liga Europa.

Oportunidade para jogadores medianos brilhar
Se a Liga dos Campeões tem as estrelas todas, a Liga Europa está cheia de jogadores que saltam do anonimato para a ribalta em pouco tempo, graças às suas performances na prova. E nada chama mais a atenção num jogador que os seus golos. O Aston Villa pagou 6,2 milhões de euros a Lazio pelo checo Libor Kozak, melhor marcador da Liga Europa em 2013. Agora o avançado vale menos de dois milhões de euros, depois de muitas lesões e apenas quatro golos pelos "villans". Sem a sua performance na Liga Europa, o Aston Villa nunca teria contratado Kozak.

De recordar que nas meias-finais da prova, o Sevilha, detentor do troféu, irá medir forças com o Shakhtar, enquanto o Liverpool defronta o Villarreal. O vencedor da Liga Europa tem entrada direta na próxima edição da Liga dos Campeões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.