O SC Braga confirmou esta quinta-feirao seu afastamento da Liga Europa ao ser goleado pelo Shakhtar Donetsk por 4-0, em jogo da segunda-mão dos quartos-de-final da prova. No primeiro jogo os minhotos tinham perdido em casa por 2-1. Srna, Kovelenko e Ricardo Ferreira, com dois autogolos, fizeram os tentos da partida.

A missão era impossível e exigia um Super Braga mas os minhotos voltaram a cometer vários erros que lhes custaram caro. A goleada por 4-0 parece ser exagerada face ao valor das duas equipas mas para seguir em frente, os minhotos teriam de fazer um jogo perfeito e esperar por erros dos ucranianos. Nenhuma das premissas se verificou.

Mais do que lutar contra a desvantagem da primeira-mão, o SC Braga lutava também contra a história. Nos anteriores três confrontos com os ucranianos, os minhotos tinham perdido sempre. E mais: sempre que perderam o primeiro jogo em casa numa eliminatória da UEFA, foram afastados.

Paulo Fonseca foi fiel às suas ideias e montou uma equipa em 4-4-2, com Wilson Eduardo na frente ao lado de Hassan, Josué a voltar ao onze para jogar numa das alas, e Vukcevic a fazer dupla com Luiz Carlos. Boly e Djavan voltaram à defesa. A entrada em jogo foi boa mas assim que o Shakhtar fez o primeiro, o Braga nunca soube reagir.

A equipa minhota desorientou-se, passou a cometer mais erros, a falhar passes e a sofrer transições rápidas do Shakhtar que passou a dominar por completo as operações. A velocidade de Taison, Kovalenko, Marlos e Ferreyra foi demasiado para o Braga. O Shakhtar impôs a sua força e foi com naturalidade que venceu, embora por números exagerados. Ao intervalo já havia 2-0.

Momento do jogo: Goiano a falhar e Matheus a fazer penálti

O minuto 25 foi fatal para as aspirações minhotas. Goiano falhou um corte e deixou Kolalenko na cara de Matheus. O guarda-redes fez penálti que Srna converteu, colocando a eliminatória em 3-1. Esse foi o momento de rendição dos minhotos face a superioridade dos ucranianos.

Os melhores: Taíson e Marlos imparáveis, Rafa tentou tudo
Destaque para a frente de ataque do Shakhtar. Marlos, Kovalenko, Taíson e Ferreyra jogaram com muito à-vontade e baralharam por completo a defesa minhota. A formação d Paulo Fonseca nunca conseguiu encontrar forma de travar este quarteto, principalmente a dupla de brasileiros formado por Taíson e Marlos. Do lado do Braga, salvou-se Rafa, embora tenha estado menos exuberante que noutros jogos. Tentou sempre levar a equipa para a frente mas sem sucesso, Josué também tentou no meio-campo mas sem sucesso.

Os piores: A noite azarada de Ricardo Ferreira
Seria injusto culpar Ricardo Ferreira pelo descalabro do Braga. O central foi o resto da noite desastrada dos minhotos, ele que foi responsável direto por dois dos quatro golos. O defesa central fez dois autogolos, algo anormal num jogo, mas apenas porque estava no local errado. Hassan também pouco se viu em campo e nas poucas oportunidades que teve, não soube aproveita-las.

Factos e curiosidades
Ricardo Ferreira igualou Murça (FC Porto) e Kanu (Vitória de Guimarães e Beira-Mar) como os únicos jogadores a fazerem dois autogolos num jogo em provas da UEFA.
Os 4-0 constituem a maior vitória do Shakhtar sobre equipas portuguesas, depois de 2-1, 2-0 e 3-0 ao Braga, 1-0 ao Benfica e 3-2 ao Boavista.
Esta foi a quarta derrota seguida do SC Braga fora de casa; desde fevereiro de 2014 que não tinha um registo tão negativo.
Dario Srna marcou o golo 48 com a camisola do Shakhtar, no dia em que fez o jogo 486 pelos ucranianos, quebrando assim recorde com 30 décadas no clube (Mikhail Sokolovskiy).

Reações


Paulo Fonseca: "Faltou agressividade, clarividência e equilibro defensivo"

Josué: "Não éramos a melhor equipa do Mundo mas também não somos a pior"

Matheus: "Fizemos uma campanha maravilhosa"


Veja as melhores imagens do jogo