O Sevilha pode na quinta-feira garantir a terceira presença seguida na final da Liga Europa de futebol, na receção ao Shakhtar Donetsk, enquanto Liverpool e Villarreal defrontam-se em Inglaterra, com os espanhóis em vantagem na eliminatória.

Na primeira mão, o empate 2-2 na Ucrânia deixou o Sevilha, vencedor das duas últimas edições da prova, em boa posição de chegar à final de Basileia, Suíça, e de poder tornar-se na segunda equipa na história do futebol europeu a conquistar três títulos seguidos. A única foi o Bayern Munique, que levantou três Taças do Campeões Europeus nos anos 70 (1973/74, 1974/75 e 1975/76).

Na formação espanhola, o treinador Unai Emery vai somar o 100.º jogo nas provas da UEFA e deverá contar com Daniel Carriço, que foi capitão dos andaluzes na primeira mão e segue na liderança da lista de jogadores com mais encontros disputados na Liga Europa, com 52.

No primeiro confronto, na Arena Lviv, Vitolo deu vantagem ao Sevilha, logo aos seis minutos, mas o Shakhtar, ‘carrasco’ do Sporting de Braga nos quartos-de-final, deu a volta ainda na primeira parte, pelo brasileiro Marlos (23) e Stepanenko (36).

Na segunda metade, já perto do final, aos 82, o francês Kevin Gameiro converteu com sucesso uma grande penalidade e deixou os espanhóis em vantagem na eliminatória, devido à regra dos golos marcados fora.

Na outra meia-final, o Liverpool recebe em Anfield Road o Villarreal, após os espanhóis terem ganho na primeira mão por 1-0, com um golo de Adrián López, avançado emprestado pelo FC Porto ao ‘submarino amarelo’, já nos descontos (90+2 minutos). Foi a primeira derrota dos ‘reds’ na edição deste ano da Liga Europa.

Para alcançar a final, a formação treinada pelo germânico Jurgen Klopp necessita que terminar com a invencibilidade do Villarreal na prova, que leva 12 jogos seguidos sem perder e tem pela terceira vez na história a oportunidade de alcançar uma final europeia.

Por seu lado, o Liverpool, que já venceu a competição, no ‘formato’ Taça UEFA, em três ocasiões (1973, 1976 e 2001), pode garantir a sua primeira final desde 2006/07, quando foi derrotado pelo AC Milan na Liga dos Campeões.

Os belgas Benteke e Origi, o inglês Henderson e o alemão Emre Can são baixas certas na formação inglesa, todos devido a lesão, enquanto no Villarreal o brasileiro Leo Baptistão também vai falhar o jogo, igualmente devido a problemas físicos. No oitavo posto do campeonato inglês, o Liverpool tem na Liga Europa a sua última oportunidade de alcançar um lugar da Liga dos Campeões da próxima temporada.

Os jogos da segunda mão estão marcados para as 20:05. A final disputa-se no St. Jakob-Park, em Basileia, Suíça, a 18 de maio.