O Liverpool vai tentar igualar as quatro vitórias do Sevilha nesta competição quando as duas formações se encontrarem na final da Liga Europa, em Basileia. Mas o que dizem os protagonistas desta tarde sobre esta grande final?


Jürgen Klopp, treinador do Liverpool

“Vim para aqui porque estava convicto da qualidade destes jogadores. No início era o único a acreditar, mas agora há mais algumas pessoas que acreditam. Saber o quanto eles merecem esta final faz-me sentir muito bem. Estou feliz por eles poderem mostrar a qualidade que têm. Esta é uma grande oportunidade para dar um grande passo”.

“Quando mais tempo se está sem ganhar nada, mais se tenta. Já todos conhecemos a vontade dos adeptos. Sabemos o quanto eles anseiam por este troféu. Mostraram-no de forma fantástica tanto nos jogos em casa como nos jogos fora. Viajaram por toda a Europa. Queremos muito concretizar o sonho deles. Prometo que vamos tentar tudo. O problema é que o Sevilha vai fazer o mesmo”.

“Teremos de estar organizados, preparados, controlar cada momento – ser pacientes no passe o tempo suficiente para criar oportunidades. Numa final há que estar pronto para cometer erros com o mundo todo a ver. O futebol não funciona sem erros. Mas depois há que saber encontrar a solução para os superar”.

Unai Emery, treinador do Sevilha

“Cada vez que o futebol te dá uma oportunidade tens de a agarrar. O que alcançámos nos últimos anos é fantástico, mas não nos podemos ficar por aí; há que reviver esses momentos e passar por essa experiência de novo. Os adeptos do Sevilha sabem disso: olham para este clube como a sua segunda mulher, ou a sua segunda namorada”.

“O Liverpool está entre os dez maiores clubes do mundo. Tem uma história fantástica – já conquistou a Taça dos Campeões cinco vezes, ganhou a Taça UEFA várias vezes e a tem inúmeros títulos em Inglaterra. A equipa mudou com a chegada do novo treinador. É agora uma equipa mais alegre. Têm um estilo semelhante ao do Athletic Bilbao, na forma como pressionam e dão 100 por cento em cada lance”.

“Todos os meus jogadores têm características especiais e vamos precisar do melhore de cada um deles para batermos o Liverpool. Queremos crescer ainda mais. Já fizemos história e já gravámos o nosso nome nesta competição. Agora teremos de manter o equilíbrio e controlar as emoções, de forma a estarmos totalmente concentrados. Isso vai ser fundamental”.

Coke, defesa do Sevilha

O porquê do Sevilha adorar a Liga Europa
"Há duas formas de analisar a relação entre a nossa equipa e esta competição. A Liga Europa Europa trouxe ao Sevilha o reconhecimento e o respeito a nível internacional, e essa é a razão pela qual encaramos a competição tão seriamente. E por causa dessa atitude, a equipa e os adeptos passaram a adorar esta prova. E a Liga Europa realmente compensou-nos com grandes vitórias e muito sucesso.

O Liverpool
"Apurou-se para a final eliminando equipas de topo e superou o Villarreal, que está a fazer uma excelente temporada na Liga espanhola. O Liverpool é uma grande equipa e muito bem orientada. Por vezes, esmaga os seus adversários, que parecem enjaulados em torno da sua área".

Jogar as finais
"Seria bom se conseguíssemos entrar em campo como se fosse um jogo normal – evitavam-se os nervos –, mas quando se chega ao estádio e vemos todos os adeptos entusiasmados, a nossa família, os nossos amigos, os nossos colegas é quando percebemos que está muito mais em jogo. Percebemos que estamos a jogar para um título, pelos que mais amas e pelos teus adeptos. Este poderá ser o último troféu ganho para alguns dos nossos jogadores, por isso teremos de ter um compromisso absoluto e trazer a taça para Sevilha".

O que significa voltar a ganhar
"Antes de jogarmos a final de 2014, em Turim, pensámos que se tratava de um prémio, de uma recompensa pela época que tínhamos feito. Mas depois fomos para Varsóvia para a nossa segunda final e agora vamos disputar a terceira em Basileia. Há que desfrutar de jogos como este como se fossem o último. A nossa equipa lutou muito para estar aqui. Alguns dos meus colegas, como o [Marco] Andreolli e o Michael [Krohn-Dehli], infelizmente, não poderão jogar devido a lesão, e isso é muito doloroso".

Alberto Moreno, defesa do Liverpool

A qualificação para a final
"É fantástico. Jogar uma final é algo maravilhoso para qualquer futebolista e especialmente no nosso caso. Tem sido uma campanha muito dura na Liga Europa. Defrontámos adversários muito difíceis como o Manchester United, Borussia [Dortmund] e o Villarreal, e merecemos estar em Basileia. O treinador queria muito ganhar a Liga Europa e passo a passo conseguimos chegar à final".

A influência de Jürgen Klopp
"Desde a chegada de Klopp tudo tem sido diferente. Todos os jogadores jogaram a 100 por cento. Todos nos convencemos de que podíamos conseguir algo de grande na Liga Europa e isso viu-se em todos os jogos que disputámos na competição; foram todos como finais para nós. Ele é muito próximo dos jogadores e fala com todos".

Enfrentar o Sevilha, clube da sua cidade
"Vai ser uma final estranha. Eu nasci em Sevilha, sou da cidade e adepto do clube. Estive no Sevilha dez anos – desde jovem –, mas agora sou jogador do Liverpool; vai ser fantástico e mal posso esperar pelo dia da final. Ter vencido a final em 2014 pelo Sevilha é uma memória maravilhosa. Se gostava de ganhar outra vez? Claro. Todos querem ganhar o máximo de troféus possível".

O que precisa o Liverpool para derrotar o Sevilha
"O Sevilha tem uma equipa muito boa e todos sabem que está pelo terceiro ano consecutivo na final da Liga Europa. Teremos de ser nós mesmos – temos de acreditar em nós próprios e fazer o que sabemos fazer. Acreditar é o mais importante".